Olá, Shalom, eu sou Adilson Yupi e estou com a palavra!
Você já deve ter ouvido ou até mesmo falado a seguinte frase:
- Fulano é um maria vai com as outras!
Isso significa, entre outras coisas, que Fulano é uma pessoa sem opinião, sem vontade própria, que segue o comando dos outros, que se deixa convencer com facilidade, que tem dificuldades em tomar suas próprias decisões.
Essa expressão surgiu a partir de uma associação com Dona Maria (1734-1816), mãe de D. João VI. Enlouquecida e incapaz de governar, foi afastada do trono e só era vista quando saia para caminhar a pé, juntamente com as damas de companhia.
Dona Maria, sempre, seguia com as outras pessoas.
Não é difícil encontrarmos pessoas como Dona Maria, porém, não por dificuldades naturais que um ser humano pode apresentar ao longo de sua jornada, como por exemplo Alzheimer. E sim, por não conseguirem tomar suas próprias decisões. São facilmente manipuladas.
Há, também, pessoas carentes que se entregam as vontades alheias para não ficarem sozinhas. Não creem no ditado, "Antes só do que mal acompanhado!".
Preferem acreditar que precisam estar acompanhadas, independentemente da condição de convívio. Para estas pessoas, pouco importa o ambiente, o importante é ter a quem seguir.
Talvez seja por isso que alguns perfis do Instagram possuem milhões de seguidores, contudo, não há justificativa sensata para tanto. Um exemplo desta insanidade, foi noticiada, em 31/01/2020, pelo portal UOL. Um dos participantes do BBB 20, após entrada no reality, em uma semana, ganhou 2 milhões de seguidores.
Em novembro, o mesmo portal noticiou que depois de uma semana da morte do apresentador Gugu, o seu perfil ganhou mais de 1 milhão de seguidores.
Você entende o que eu digo? Perfis procurados, vivos ou mortos.
Na verdade, a questão nem se trata de ser ou não justificável, e sim, se os seguidores, de fato, conhecem o trabalho de quem estão seguindo.
Seguem por que, realmente, as admiram, ou se trata de maria vai com as outras?
Falando em insanidade, me lembrei da clássica frase creditada a Albert Einstein.
?A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes"!
Esta e muitas outras citações são incorretamente atribuídas a ele, ou pelo menos, há os que alegam que não foi Einstein quem definiu a loucura.
Mas, como ele não está aqui para confirmar, hão de continuar usando a frase com a assinatura dele.
É incrível como somos submetidos a tantas informações e simplesmente as seguimos como verdade absoluta, e sem procurar saber qual é a fonte.
E independe do assunto. Por exemplo, o novo coronavírus, que está levando pessoas a óbito. Não são poucos os textos, imagens e vídeos que viralizam com informações falsas, enganosas, distorcidas.
|
Selo - Saúde
|
Inclusive o Ministério da Saúde criou um selo para advertir as pessoas quanto as notícias Fake News relacionadas novo coronavírus. A verdade é que Fake News viralizam mais do que o próprio vírus.
|
Seguimos pessoas e compartilhamos informações sem saber se a fonte é confiável.
Pensamos. Ahh! Se todos estão seguindo deve ser muito bom! Se poucos seguem, não deve ser boa coisa!
É o efeito manada. Para onde a maioria segue eu também vou seguir.
Certo dia, dois companheiros de ministério do Apóstolo Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco passaram um aperto por conta do efeito manada. Acompanhe:
[Atos 19:29-41]
Rapidamente, toda a cidade foi envolvida por absoluto alvoroço. O povo correu alucinado para o teatro, arrastando os companheiros de ministério de Paulo, os macedônios Gaio e Aristarco.
Então, Paulo quis apresentar-se à multidão, mas os discípulos o contiveram.
Também alguns dos oficiais religiosos romanos, amigos de Paulo, chegaram a mandar-lhe um recado expresso, rogando-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.
A assembleia estava em total confusão. Uns gritavam de uma forma; outros, protestavam de outra. E a maior parte das pessoas, nem sabia ao certo porque estavam concentradas ali.
Um grupo saído da multidão julgou que Alexandre fora o causador daquele tumulto, quando os judeus o impeliram para que fosse à frente. Ele, por sua vez, fazia sinal com as mãos, solicitando silêncio ao povo, para que pudesse expressar sua defesa pública. Todavia, assim que perceberam que ele era judeu, todos, a uma só voz, exclamaram durante quase duas horas sem parar: ?Grande é a Diana dos efésios!?
Então, o secretário geral da cidade acalmou a multidão e ponderou-lhes: ?Caros cidadãos efésios! Quem, porventura, desconhece que a cidade de Éfeso é guardiã do templo da grande Ártemis e da sua imagem que caiu de Zeus??
Portanto, considerando que estes acontecimentos são inegáveis, convém que vos aquieteis e nada façais irrefletidamente.
Porque estes homens, que aqui trouxestes, não são ladrões de templos, nem tampouco blasfemaram contra nossa deusa.
Assim, se Demétrio e os artífices que o acompanham têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos, e há procônsules para isso. Eles que apresentem suas denúncias ali.
Contudo, caso haja qualquer outro pleito, este deverá ser decidido em assembleia regular, conforme a lei.
Porquanto, da forma como estamos procedendo, corremos o perigo de sermos acusados de perturbar a ordem pública, tendo em vista o tumulto ocorrido hoje. E, neste caso, não nos haveria motivo razoável que pudéssemos alegar para justificar tamanha movimentação do povo?.
E, tendo dito isso, desfez a assembleia.
Bom, este é um fato narrado nas Escrituras, que ocorreu no século I, contudo, é algo que se repete em muitas ocasiões, notadamente o versículo 32.
?E a maior parte das pessoas, nem sabia ao certo porque estavam concentradas ali.?
O conceito do efeito manada, faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. No caso dos seres humanos faz referência a tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual.
Podemos então concluir que efeito manada é uma reunião de várias marias. Mas, não por serem xarás e sim por serem ?insanas?.
Para finalizar, eu peço sua atenção para algumas reflexões que considero importantes.
Será que o melhor lugar, realmente, é aonde a maioria está?
Você se sente uma pessoa maria vai com as outras? Se sim, o que você pode fazer, hoje, para mudar isso?
Você conhece alguma pessoa maria vai com as outras? Se sim, o que você pode fazer, hoje, para ajudá-la?
Por fim, no vídeo introdutório desse artigo, disponibilizado no Instagram, falamos sobre a iniciativa do Ministério da Saúde em criar selos para tratar as notícias que viralizam por aí.
São dois selos, um, inclusive, mencionamos por aqui, quando falávamos do coronavírus, o qual é utilizado para carimbar as notícias FALSAS (FAKE NEWS), e outro selo para carimbar as VERDADEIRAS.
|
|
|
Responda com sinceridade. Qual é o selo que você tem utilizado, com frequência, em sua jornada? Você viraliza verdades ou mentiras?
Bom, com estas reflexões, agora é você quem está com a palavra!
Shalom!
Visite também: http://www.saude.gov.br/fakenews