builderall

A ansiedade é um tema que acompanha o ser humano há muito tempo. Tanto é verdade, que vamos utilizar como referência, uma visita que Jesus e seus discípulos fizeram à casa de Marta e Maria.

 

38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo o que Ele ensinava.

40 Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres. E, aproximando-se de Jesus inquiriu-lhe: ?Senhor, não te importas de que minha irmã tenha me deixado só com todo o serviço? Peça-lhe, portanto, que venha ajudar-me!?

41 Orientou-lhe o Senhor: ?Marta! Marta! Andas ansiosa e te afliges por muitas razões.

42 Todavia, uma só causa é necessária. Maria, pois, escolheu a melhor de todas, e esta não lhe será tirada?.

Lucas 10

 

Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés de Jesus, ouvindo o que Ele ensinava.

Jesus sendo questionado por Marta, foi direto em sua reposta. Maria estava no agora, enquanto Marta sendo engolida por suas preocupações.

A ansiedade tomou conta de Marta, e estava tirando-lhe a oportunidade de viver o hoje. No caso, além da oportunidade de estar na companhia de Jesus, Marta estava deixando de aprender com o Mestre.

 

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, mas se em excesso, manifesta diversos males, prejudicando demasiadamente a qualidade de vida das pessoas, e as excluí de aproveitar as oportunidades que a vida oferece, já que não conseguem se desvencilhar das preocupações, e por vezes as levam a fazer escolhas precipitadas.

 

25 A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

Provérbios 12

 

Uma pessoa ansiosa, normalmente, não consegue enxergar o futuro como positivo, promissor. Suas palavras não são encorajadoras. Acaba por se tornar um círculo vicioso, as palavras negativas potencializam a emoção, que por sua vez é combustível para entoar mais palavras desanimadoras.

 

O diagnóstico não é difícil de encontrar, mas o remédio sim.

 

Paulo em Filipenses dá a receita para o equilíbrio desta emoção.

 

6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;

Filipenses 4

 

Você pode e deve buscar auxílio de um profissional, mas a única forma de você não andar ansioso é estar entronizado em Jesus.

Ele é mestre em aliviar esta emoção que procura minar todas as suas forças.

 

Uma dica importante, é você se aliar às pessoas que te encorajam. Evite ficar nutrindo o seu cérebro em portais de notícias, tvs, rede sociais, etc.

Os seus stakholders potencializam ou aliviam a tensão da emoção da ansiedade. Muitas pessoas são excessivamente ansiosas pelo convívio, ao longo do tempo, com pessoas que não souberam lidar com a imprevisibilidade da vida. E isto afetou a formação emocional delas, e não conseguem superar traumas, medos, assim como não se sentem seguras com a condição de não ser possível prever o amanhã.

 

Nesta questão, Jesus foi categórico em afirmar nossa limitação terrena.

 

27 Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?

Mateus 6

 

Como já mencionei, a ansiedade é uma emoção, portanto não tem como evitá-la, a questão é o controle e o equilíbrio desta emoção.

 

Pesquisando na internet, encontrei várias dicas relacionadas a ansiedade.

Tem sites com 6,7,10 e até com 20 dicas para aliviá-la, entre as quais podemos destacar:

 

- Fazer exercícios, respirar fundo e calmamente, sair do negativismo pensando coisas positivas, cultivar um hobby, procurar um profissional, entre tantas outras.

No livro, "O corpo não mente" de Joe Navarro, há um trecho indicando que a ansiedade e o nervosismo são aliviados afagando os dedos contra a palma da outra mão ou esfregando as mãos juntas.

Vale tentar.

 

Apesar de tantas dicas, a ansiedade ainda está presente no dia a dia de muita gente, e isto não é de hoje.

 

No capítulo 42 do livro de Salmos, o salmista descreve um momento de ansiedade. Parece ser um momento bem difícil, ele se sente só e está sendo oprimido pelos seus inimigos.

 

9 Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?

10 Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus?

Salmos 42

 

Ele sente a ansiedade chegar. E no mesmo capítulo, ele conversa, por duas vezes, com o seu interior, e utiliza a mesma expressão.

 

5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim?

11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?

Salmos 42

 

Mas o salmista, não se entrega a estes questionamentos. Não procura justificativas, não fica perdido diante da ansiedade, não deixa ela tomar conta do seu ser. A emoção veio com força, ele não pôde impedir que ela chegasse, mas ele sabia que ela não podia ficar, pois se ficasse, iria crescer.

Então, ele toma as rédeas de sua emoção e determina, instrui o seu interior.

 

5 (...) Deposita toda a tua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei por seu livramento; Ele é o meu Salvador.

11 (...) Põe a tua esperança em Deus! Porquanto ainda o louvarei por tua presença salvadora, ó meu Deus!

Salmos 42

 

Hoje, faça como o salmista, tome as rédeas de suas emoções.

 

 

 

Shalom, hoje e sempre.