Atalho, significa caminho mais curto. Quando se pega um atalho, o objetivo principal é encurtar a distância que se deve percorrer até um determinado lugar, ganhando tempo e assim usufruir mais rápido da conquista. Parece excelente, não é mesmo?
Pegar um mapa e identificar possíveis atalhos rumo ao lugar desejado é tentador, e é isto que move muitas pessoas a procurarem caminhos mais curtos para conquistarem o que almejam.
A ideia de encontrar um atalho durante o percurso da jornada, mexe com a nossa cabeça. A nossa mente quer facilidades, por isso prefere trabalhar no automático.
Um mapa é plano, liso, nivelado e está por escala, onde 1 cm pode equivaler a 10km, 20km, 30km, etc. A não ser que você já tenha visitado o percurso, todos os atalhos encontrados no mapa parecem ser maravilhosos, a leitura de um mapa não requer esforço, você não percorre o mapa e sim o território.
O território é a sua jornada, o mapa é o desenho de suas metas, objetivos, ações, etc. Para realizar você vai precisar arregaçar as mangas e executar todas as etapas, sem atalhos.
Para conquistar você precisa caminhar pelo caminho certo, independente da distância seguir até o fim.
Considerando que você tem seus anseios, sonhos, podemos dizer que o destino, o lugar desejado é conhecido, diferente da jornada. Esta é desconhecida, você pode até conhecer o caminho, mas não pode prever o que irá encontrar.
A jornada é imprevisível, e esta imprevisibilidade, muitas vezes, faz o ser humano optar por atalhos entendendo ser uma boa opção, isto, quando não o leva a compreender ser a única, remetendo-o a um labirinto de atalhos.
Para finalizar, quero ilustrar o assunto com uma trecho da Biblia que está no livro de Êxodo 13:17, esta passagem descreve o momento em que o povo de Israel, liderado por Moisés, está de saída das terras do Egito.E neste trecho há uma revelação interessante.
Caso não conheça a história, você encontrará toda a narrativa no Livro de Êxodo.
Êxodo 13:17 Ora, quando o Faraó deixou o povo partir, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto, porquanto entendeu o SENHOR: ?Para que, porventura, o povo não se arrependa do passo dado, ao deparar-se com a guerra, e volte para o Egito?.
Note bem que o trecho menciona a existência de um atalho, (...) embora esse fosse o caminho mais curto(...).
Deus poderia muito bem auxiliar o povo no enfrentamento aos filisteus, era vitória garantida. Para quem enviou 10 pragas ao Egito, e abriria mais tarde o mar vermelho, superar os filisteus seria moleza.
Mas Deus conhece a mente do ser humano, sabe que prefere facilidades, quer conquistar mas nao quer guerrear. É só lermos
Êxodo 14:12 e conferir a verdade do entendimento de Deus a respeito da reação do povo.
14:12 Não é isto que te dizíamos no Egito: Deixa-nos, para que sejamos escravos dos egípcios em paz? Pois, melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto!?
Declararam isto, quando seguindo pelo caminho mais longo, ficaram encurralados, entre o exército egípcio e o mar vermelho.
O ser humano quer facilidades, um atalho sugere uma facilidade, o que na verdade não é. Este trecho em 13:17 é a revelação do que um atalho representa. No caso do povo, o caminho mais curto proporcionava guerra e os fariam retroceder. Voltar ao ponto inicial, voltar a serem escravos no Egito.
O povo tinha dado um passo rumo a liberdade (?Para que, porventura, o povo não se arrependa do passo dado, (...))E agora estavam na jornada rumo a terra prometida.
A jornada é imprevisível, mas totalmente possivel de ser percorrida, desde que não ousemos utilizar atalhos.
Eles seguiram pelo caminho mais longo, não foi nada fácil, tiveram os seus momentos complicados, mas não ficaram pelo caminho, o mar se abriu e eles puderam prosseguir.
Quando você segue pelo caminho certo, sem desviar para esquerda ou direita, as portas se abrem.
O caminho mais longo não somente permitiu o povo cumprir esta primeira jornada, passando pelo mar, como também proporcionou a derrota do exército egípcio, o inimigo iniciou a travessia do mar, mas não conseguiu concluir.
Êxodo 14:28,29 Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
Reflita: Se o Criador, Deus, com seu infinito poder não optou por atalhos, não será a criatura que obterá êxito utilizando caminhos mais curtos.