builderall

Na semana anterior, ( caso não tenha lido, convido a ler, será importante para você compreender o contexto ) citamos a decisão de Sara em oferecer sua escrava Hagar à Abraão para que pudessem ter um filho, já que Sara não acreditava que poderia gerar o filho da promessa.

E assim aconteceu, Abraão teve relações sexuais com Hagar e esta ficou grávida. A partir daí começa a divisão na família. Agora a escrava Hagar era mãe de um filho de Abraão, havia um laço familiar. Um fruto chamado Ismael, dando origem ao povo árabe, os ismaelitas. Abraão tinha 86 anos quando Ismael nasceu. Somente após 14 anos, nasceu o filho da promessa, Isaque.

Deus é o Deus do ?sim? e do ?amém?. Se Ele prometeu é garantido. Vai acontecer.

 

Há muito tempo há uma guerra em relação a cidade de Jerusalém, e se trata muito além do que querer anexar a cidade ao território Palestino e/ou Israelense. Não é uma briga por território, até  porque, há territórios na região, que geram muito mais recursos e que não estão em divisão. Portanto, é evidente que se trata de uma divisão espiritual.

Em relação a religião temos o islamismo, o judaísmo e também o cristianismo que sabem  da importância de Jerusalém. Mas eu vou mais além, pois eu disse que se trata de uma divisão espiritual. A questão das religiões são antigas e sempre geraram divisões, não é exclusivo das citadas.

É uma divisão espiritual, porque de um lado temos o filho da  promessa, Isaque, e do outro o filho da escrava, Ismael.

A liberdade e a escravidão, cada uma simbolizando   um lado. Assim como os dois ladrões na cruz. Um escolheu a liberdade da vida, o outro a escravidão da morte.

 

Em Jerusalém, ocorreram muitos fatos grandiosos. Isto não a torna uma cidade com poderes miraculosos e sim um lugar sagrado.

Foi aonde Abraão levou Isaque como sacrifício.( Monte Moriá ).

Aonde o Templo de Salomão foi construído.

Foi o lugar em que o Espirito Santo se manifestou pela primeira vez, no dia do Pentecoste( Atos 2). Jesus havia orientado aos discípulos, para ficarem em Jerusalém até que fossem revestidos do poder de Deus( Lucas 24:49 )

Um último momento importante foi a ascensão de Jesus aos céus, que ocorreu no Monte das Oliveiras, quarenta dias após a sua ressurreição. ( Atos 1:1-12 )

 

10 E aconteceu que estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Ele subia, surgiram junto deles dois homens vestidos de branco,

11 que lhes comunicaram: ?Homens galileus, por que estais contemplando as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, retornará do mesmo modo como o viste subir?.

Atos 1

 

Os discípulos, os quais, fixamente, olhavam Jesus subir aos céus, algo que sem dúvidas foi fantástico, foram avisados por dois anjos, que, assim como Jesus foi elevado ao céu, Ele retornará do mesmo modo.

Os anjos falavam da Segunda vinda de Cristo.

 

O profeta Zacarias aborda o retorno de Cristo, assim como o livro de Apocalipse fala dos últimos tempos. Eu vou falar relacionado a Zacarias 14. É interessante você ler Apocalipse 19:11-21, que narra a segunda vinda de Cristo. E recomendo que também leia Apocalipse 21 e 22.

Olha só o começo do 21.

1 Então vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam passado; e o mar já não mais existia.

2 Vi também a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado.

Apocalipse 21

 

Percebe que estão brigando por uma Jerusalém que não vai permanecer. Haverá uma nova Jerusalém. Palestinos e Israelenses estão escolhendo o lado errado.

 

No texto de Atos 1:11 lemos que os anjos declararam que Jesus retornará da mesma forma que subiu. No livro de Zacarias, o profeta narra este momento.

 

1 Atentai todos vós! Eis que vem o Dia do SENHOR, quando todos os teus bens se tornarão despojos e serão repartidos no meio de ti.

2 Porquanto ajuntarei todas as nações para a luta contra Jerusalém; a cidade será tomada, as habitações serão saqueadas, e as mulheres, violentadas; metade da cidade será sequestrada e levada para o cativeiro; contudo, o restante do povo não será exterminado da cidade.

3 Então Yahweh se apresentará pessoalmente para a guerra contra aquelas nações, como ele costuma fazer em dia de batalha.

4 Naquele Dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a Leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, do Oriente para o Ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte será retirado para o Norte e a outra metade para o Sul.

5 Fugireis pelo meu vale entre os montes, porquanto ele se estenderá até Azel. E fugireis do mesmo modo como fugistes de diante do terremoto, nos dias de Uzias, rei de Judá. Então Yahweh, o SENHOR, o meu Elohim, Deus, virá com todos os seus kâdôsh, santos.

Zacarias 14

 

Perceba que haverá uma divisão ao meio, assim como ocorreu no Gólgota, local em que Jesus foi crucificado. Lembra que Ele estava no meio, entre os dois ladrões.

A diferença é que no Gólgota havia oportunidade de escolha, no monte das Oliveiras, quando da ascensão de Jesus a oportunidade de escolha continuava e a direção era para anunciar esta oportunidade por toda a terra. A única observação era para aguardarem em Jerusalém até a descida do Espírito Santo, o que ocorreu no dia do Pentecoste, poucos dias após a ascensão de Cristo.

Neste dia foi dada a largada oficial para a segunda vinda de Cristo.

 

A oportunidade ainda está a disposição de todos, porém no dia da divisão do monte das Oliveiras, o tempo da oportunidade de escolha, se esgotará. No momento da divisão, a sua escolha te lançará para o lado que você decidiu estar.

Lembre-se que só você pode fazer esta escolha. Você é o único responsável. Cada um deve carregar a sua cruz.

 

Naquele dia, não adiantará ser uma Eva que justificou o seu erro porque a serpente a induziu, nem tão pouco um Adão, que seguiu a orientação da mulher, e justificou que este foi o motivo. Um Esaú que alegou ter vendido sua primogenitura por estar com fome, mas, na verdade ele a desprezou, assim como muitas pessoas, hoje, desprezam o sacrifício de Cristo.

 

Naquele dia, grandioso do Senhor, não haverá perdão!

 

27 E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo,

28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas; e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam!

Hebreus 9

 

Quando Jesus, como um piscar de olhos, aparecer e pisar no monte das Oliveiras e este monte se dividir ao meio, não será mais possível eximir o pecado.

Jerusalém, que é cobiçada pela Palestina e por Israel. Naquele dia, não será nem de um nem de outro. Ela será de quem sempre foi, de Yahweh!

Mas não será a Jerusalém como conhecemos hoje, e sim a Nova Jerusalém, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado.

 

E a partir daquele dia, será habitada por todos que fizeram a mesma escolha do ladrão na cruz. Escolheram estar do lado de Cristo, e lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, e se tornaram santos, pois foram santificados por Cristo. Aceitaram Jesus como o seu único e suficiente Salvador. Reconhecendo o sacrifício da cruz.

 

14 Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais.

Apocalipse 22

 

E aí, me diga!

De que lado você está?

Qual o lado você quer ficar?

 

 

Shalom, hoje e sempre!