Vencer o tempo da espera é algo difícil, porém primordial para obtermos êxito.
Espera, entre outras coisas, significa demora, esperança, expectativa.
Quem já não ouviu:
Espera, é só um minuto!
E normalmente, é aquele minutinho demorado, não é mesmo?
E quando estamos com pressa mesmo que realmente seja um minuto de 60 segundos, parece uma eternidade.
Esperar não é para qualquer um, poucos na verdade, conseguem esperar o momento certo.
Existe um tempo certo para todas as coisas e saber esperar o momento ideal para cada coisa, é algo que devemos exercitar. Devemos e podemos vencer o tempo da espera.
Provavelmente, você conheça a história de Davi, eu, particularmente gosto muito e uso dos acontecimentos da vida do grande rei Davi para ilustrar alguns de meus artigos, hoje quero ilustrar com a época que antecedeu sua coroação como rei de Judá. Algo que Davi esperava por muito tempo.
Inicia em I Samuel 27 até II Samuel 2.
Davi por muitos anos fugiu de Saul, rei de Israel.
Davi teve várias oportunidades para matar Saul, mas não o fez, soube esperar o momento de ser coroado rei no lugar dele.
Por estar em "guerra" com Saul, Davi se refugiu entre os filisteus, mais precisamente junto ao rei de Gate, Áquis.
1 Depois considerou Davi em seu coração: ?Qualquer dia desses Saul vai conseguir me matar. O melhor a fazer é fugir para a terra dos filisteus. Somente assim Saul desistirá de me perseguir em todo o território de Israel, e assim estarei livre de suas mãos!?
2 Então Davi se levantou e se pôs a caminho com seus seiscentos homens, e foi ter com Ahish ben Maoh, Áquis, filho de Maoque, rei de Gate.
3 Davi e seus soldados se estabeleceram em Gate, acolhidos por Áquis.
I Samuel 27
Davi ficou pouco mais de um ano com Áquis, tendo que deixá-lo quando os filisteus se preparavam para atacar Israel.
Alguns filisteus não aceitaram que Davi os acompanhassem, com medo que Davi e seus homens se voltassem contra eles, já que eram hebreus.
3 Então os comandantes dos filisteus questionaram: ?Que estão fazendo aqui estes hebreus??, e Áquis lhes explicou: ?É Davi, que fora servo de Saul, rei de Israel! Há mais de um ano que está comigo e não encontrei nele nenhum motivo de censura, desde o dia em que passou a servir-me até este momento!?
4 Os líderes dos filisteus se opuseram a ele solicitaram a Áquis: ?Manda que este homem vá embora, que retorne à cidade que tu lhe designaste. Não venha ele conosco à batalha, para que não se volte contra nós em meio ao combate. Pois, como agradaria ele mais ao seu senhor senão com a cabeça dos homens que temos aqui?
I Samuel 29
Davi, então, retornou para Ziclague, cidade em que as famílias de Davi e de seus homens estavam alojadas. Chegando lá, se depararam com um desastre terrível.
1 Quando Davi e seus homens chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas haviam atacado o Neguebe, devastando e incendiado a cidade de Ziclague.
2 Tomaram como cativas todas as pessoas que lá estavam: mulheres e homens adultos, jovens e os idosos. A ninguém mataram , mas os levaram consigo, quando decidiram seguir o seu caminho.
3 Logo que Davi e os seus homens chegaram à cidade, observaram que ele fora totalmente queimada e que as suas mulheres, os seus filhos e filhas tinham sido sequestrados.
I Samuel 30
Diante da situação todos ficaram tomados por uma tristeza enorme, a ponto dos homens se revoltarem contra Davi.
6 Davi ficou profundamente triste e angustiado, seus próprios seguidores estavam tão amargurados com o sequestro de seus filhos e filhas que falavam em apedrejá-lo. Davi, entretanto, encontrou ânimo em Yahweh, o SENHOR, seu Deus.
I Samuel 30
Veja a situação em que Davi se encontrava, depois de ser preterido por Áquis, agora estava sendo questionado por seus homens. Tanta espera para isto? Perder toda a sua família e morrer apedrejado? Ser vencido por tanto esperar?
Vai saber o que passou pela cabeça de Davi.
Mas Davi sabia esperar em Deus e foi N'ele que alcançou forças para superar mais esta fase de "vencer o tempo da espera".
Esperar, não quer dizer ficar parado sem fazer nada, pelo contrário, é seguir em frente sempre, mesmo que a sua expectativa em relação a algo, não esteja acontecendo.
É ter perspectivas positivas, independente das circunstâncias.
E foi assim que Davi agiu. Foi atrás dos amalequitas retomar o que era seu.
Esperar não é ficar de braços cruzados.
Vencer o tempo da espera é jamais desistir de conquistar o que você sonha realizar.
17 Davi os atacou de surpresa, e os massacrou desde a alvorada até à tarde do dia seguinte. Ninguém escapou, exceto quatrocentos rapazes que fugiram montados em camelos.
18 Assim Davi recuperou tudo quanto os amalequitas haviam tomado; também libertou as suas duas esposas.
19 De modo que nada lhes faltou. Davi levou de volta todos os filhos e todas as filhas de seus soldados e todos os objetos, fossem grandes ou pequenos, roubados pelos amalequitas.
20 Davi ainda lhes tomou todos os seus próprios rebanhos e manadas; e a tropa os conduzia adiante do outro gado e exclamavam: ?Este é o despojo de Davi!?
I Samuel 30
Estes acontecimentos que narrei até agora, é para deixar claro que até que chegue o momento grandioso de sua vitória, ou seja, vencer o tempo da espera, você terá várias situações a serem superadas.
Perda, ingratidão, dificuldades diversas serão obstáculos a serem superados, não espere facilidades. Mas saiba que você pode e conseguirá vencer tudo que venha pela frente. Basta você querer superar. Não se entregar.
Chorar, se entristecer vale, pode sim.
Só não pode viver se lamentando, e esperando as coisas caírem do céu.
Há milagres? Claro que sim. Várias conquistas de Davi foram milagres, mas isto não quer dizer que ele não teve que lutar, enfrentar as adversidades.
Lembro a você, que esperar não é ficar de braços cruzados.
Se você ler o capítulo 31 de I Samuel, vai saber que os filisteus destruíram Israel, mataram a família de Saul e este se suicidou no campo de batalha.
6 E assim sucedeu que Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus soldados morreram naquele dia.
I Samuel 31
Leia mais adiante em II Samuel 2, e você saberá que enfim, Davi venceu o tempo da espera, foi coroado rei, trinta e poucos anos depois de ser ungido por Samuel.
4 Então os cidadãos de Judá foram a Hebrom e ali ungiram Davi rei da tribo de Judá. Informado de que os moradores de Jabes-Gileade haviam sepultado Saul,
5 Davi enviou-lhes alguns homens com a missão de lhes entregarem a seguinte mensagem: ?Benditos sejais de Yahweh, por terdes realizado esta obra de misericórdia para com Saul vosso senhor, e lhe terdes dado uma digna sepultura!
6 Que Yahweh tenha para convosco misericórdia e bondade, e eu também vos farei bem, porque assim procedestes.
7 E agora, enchei-vos de coragem e sede valorosos, porque Saul vosso rei está morto. Quanto a mim, a casa de Judá já me sagrou seu rei.?
II Samuel 2
Mais tarde, Davi seria coroado rei em toda Israel.
Agora eu te pergunto: Você imaginou o que teria acontecido, caso Davi tivesse seguido com Áquis?
Ele, provavelmente, seria lembrado como o responsável pela morte de tantos soldados israelitas, o seu povo. E mais, responsável pela morte de Saul e família. Seria lembrado como um traidor, e com certeza, jamais seria proclamado rei de Israel.
Concorda? Faz sentido pra você?
Mas, por que acontecer o que aconteceu em Ziclague?
Davi e os seus homens precisavam estar em batalha.
Primeiro, para mantê-los ocupados, seria complicado para Davi e os seus homens, ficarem no acampamento sabendo que os filisteus e os israelitas travavam uma forte batalha. Será que Davi ficaria parado, sabendo que o seu povo estava no campo de batalha?
Davi fugia de Saul, mas amava o seu povo e respeitava a unção de Saul, além de ter uma grande amizade com Jônatas, filho de Saul.
Eu acredito que seria bem difícil para Davi ficar quieto.
E com certeza colocaria tudo a perder.
Segundo, para não pairar dúvidas que Davi e seus homens não estavam com Áquis naquele momento sangrento.
Era de conhecimento geral, que Davi estava servindo a Áquis. E é fato que muitos questionariam se Davi estava ou não entre o exército que derrotara Israel.
As vitórias e derrotas de um determinado exército eram muito noticiadas entre os diversos povos da época. Eram estes feitos que davam credibilidade aos exércitos vitoriosos, fazendo os serem temidos. E como não dá para estarmos em dois lugares ao mesmo tempo, Davi não poderia ter guerreado nas duas batalhas.
Tudo contribuiu para o bem de Davi, e ele venceu o tempo da espera. Assim, também é com você. Tudo o que está acontecendo faz parte de sua jornada rumo a realização do que você espera.
Não desista de vencer o tempo da espera. Faça como Davi, vença cada obstáculo, pois cada um deles contribuirá para o seu bem, e no final transformar a esperança em realização.
#ESPERA