builderall

Josué liderava o povo rumo a terra prometida, tinham pela frente um grande obstáculo a ser vencido. Invadir e conquistar Jericó. A cidade era cercada por muralhas e a orientação foi que ao brado de um forte grito as muralhas cairiam.

?Então, quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo bradará um forte grito de guerra, e as muralhas da cidade ruirão e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver posicionado!?
(Josué 6:5)

Note que o grito derrubaria as muralhas, porém teria que ocorrer ao aviso sonoro das trombetas e cada hebreu estar em posição.

?Quando o povo ouviu o soar das trombetas, soltou um forte grito de guerra e a muralha caiu por terra. Imediatamente cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade completamente.?
(Josué 6:20)

Cada um atacou do devido lugar e a cidade foi tomada completamente pelos hebreus.
Eita grito forte, não é mesmo? Mas este não foi o único grito deste povo.

A Bíblia relata um outro grito que estremeceu o chão, dado pelo mesmo povo, muito tempo depois do narrado no livro Josué.

?Assim que a Arca da Aliança do SENHOR chegou ao acampamento, todo Israel começou a gritar tão alto, que o chão ao redor estremeceu.?
(1 Samuel 4:5)

Foi tão alto que os filisteus, inimigos do povo hebreu, ouviram.

?Os filisteus ouviram aquele brado extraordinário e exclamaram: ?Que significa esse forte grito no acampamento dos hebreus??(...)?
(1 Samuel 4:6)

Aqui vemos que o grito foi dado na hora errada, tanto que os filisteus ouviram, o que impulsionou-os a agirem rapidamente, partiram pra cima dos hebreus e os venceram.

?E assim, os filisteus partiram para a luta e Israel acabou sendo vencido; cada israelita teve que fugir correndo para a sua tenda. O massacre foi enorme e horrível: Israel perdeu trinta mil soldados a pé.?
(1 Samuel 4:10)

Cuidado com seus gritos, eles podem estar despertando o inimigo. Grito na hora errada, só complicam as coisas, desperta o inimigo que sem piedade vem contra você.

O seu inimigo é o que vem te vencendo, prejudicando a suas conquistas. Uma vez vencido, você se torna escravo.

Note que nestas narrativas que apresentamos, tratam de gritos com grande intensidade, e de um mesmo povo, porém um propiciou uma vitória extraordinária e outro trouxe uma derrota avassaladora. O que nos faz entender que o nosso grito faz toda a diferença, seja no mundo físico ou espiritual. Não depende somente da intensidade, mas sim do momento em que gritamos.

Voltando aos textos bíblicos, encontramos um grito que foi dirigido por Deus e soado no momento certo, com a intenção correta, foi direcionado a derrubar as muralhas.

O outro grito ocorreu, simplesmente, por emoção. O texto menciona que, ?assim que a Arca da Aliança chegou ao acampamento todo o povo começou a gritar?. Quem conhece a história da Arca da Aliança, pode pensar:

- ?Natural o grito, afinal a Arca, entre outras coisas, representava a presença de Deus, sendo que ela esteve presente com o povo em várias guerras vitoriosas, inclusive a narrada em Josué.

?(...)E a Arca da Aliança do Senhor seguia atrás deles.?
(Josué 6:8)

De fato representava muito para eles, e isto só comprova que naquele momento eles estavam carregados de emoção, emoção à flor da pele, momento em que a emoção supera a razão.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
(Provérbios 4:23)

Nossas emoções nos levam a derrotas, nosso coração grita, nossa mente obedece e acabamos sendo traídos por nossos sentimentos.

Assim aconteceu, quando o povo recebeu a Arca da Aliança, foram dominados pela emoção e extravasaram com um grito, o qual a Bíblia diz, ter sido extraordinário. Por ter sido um grito emocional, chamou a atenção do inimigo e foram derrotados. Perderam mais de 30 mil homens, e os sobreviventes tiveram que fugir correndo para as suas tendas. Um verdadeiro massacre.

Atenção ao toque dos shofares

?Então, quando as trombetas(shofares) soarem um longo toque, todo o povo bradará um forte grito de guerra, e as muralhas da cidade ruirão e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver posicionado!?
(Josué 6:5)

Nossos gritos precisam ser direcionados para as muralhas que nos impedem de derrotar a Jericó que está a nossa frente. O que precisa ser vencido em sua vida?

O povo precisava seguir a sua jornada e isto significava invadir Jericó, a qual era protegida por muralhas. Poderiam escolher retroceder, gemer de descontentamento pelo desafio a frente. Era momento de escolhas, as condições não eram as melhores.

Assim funciona conosco, quando temos que fazer escolhas, nem sempre as condições são favoráveis.

Você precisa ?abafar" o som de suas emoções, para poder ouvir o toque do Shofar, a sua razão.
E assim gritar no momento certo, o que significa fazer a escolha correta e ser vitorioso.

Gritos ao som de suas emoções não somente te distanciará de uma vida vitoriosa, como fará você colecionar derrotas.

Em Provérbios 27:14, Salomão descreve muito bem o que significa um grito emocional.

"Se acordas teu próximo logo ao romper da aurora com um grito de ?bom dia?, este teu cumprimento soa como maldição!
(Provérbios 27:14

As intenções podem ser boas, mas a maneira e o tempo de executar pode não ser apropriado, você precisa identificar o seu "tom" emocional, buscar o autoconhecimento, entender que os seus pensamentos geram os seus sentimentos e você precisa saber o que faz os seus sentimentos gritarem dentro de você, para então dominar tais sentimentos, mudar as suas atitudes, e começar a gritar pela razão.

Deus nos fez a sua imagem e semelhança e para dominar sobre todas as coisas. (Gên 1:26).

Está escrito que você tem o potencial de dominar, e é nisto que você precisa acreditar. Todos nós temos nossas vitorias porém também algumas derrotas e perdas. E quando estamos enfrentando situações de ?guerra? devemos focar nas muitas vitorias que já conquistamos, e principalmente, na palavra que afirma que fomos feitos para dominar.

Atente-se para o que Tiago escreve em seu livro:

Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. ( Tiago 1:23-24 )

Percebe, não adianta ter conhecimento da palavra, mas sim praticar, exercitar. Você foi criado para dominar.
Talvez, hoje, você dê crédito para tantas coisas, acredita no que falaram ou falam para você de você, afirmações que te fazem desfalecer, desanimar, desacreditar no seu potencial.
Quem são estas pessoas, as quais você insiste em acreditar? São maiores do que DEUS?

Você recebeu de Deus o domínio, e precisa exercitar o domínio de suas emoções, buscar ter domínio próprio, e assim deixar de ser dominado por suas emoções, seus sentimentos.

?o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade,bondade, fidelidade, mansidão e ?domínio próprio?.
(Galatás 5:22,23)

Quando você tem domínio próprio os shofares tocam, você ouve e então grita com a motivação correta para as muralhas caírem, colocar por terra o seu inimigo.

Você conhece a historia de Davi? Ele enfrentou o gigante Golias, e o venceu. E sabe por que?
Ele acreditava no seu potencial, ele sabia que Deus o fizera para dominar e não para ser dominado. Golias era filisteu, portanto, membro do mesmo povo que venceu os hebreus no episódio narrado acima.
Leia o pensamento de Davi, quando decidiu enfrentar o gigante.

O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu?.
(I Samuel 17:37)

Davi saiu vitorioso, assim como o povo quando da invasão de Jericó.

(...)Quando o povo ouviu o soar das trombetas, soltou um forte grito de guerra e a muralha caiu por terra.

Saiba que quando você decide enfrentar o seu inimigo, basta um só grito, para derrubar uma multidão de obstáculos.

"Mil homens fugirão ao grito de um(...)" (Isaías 30:17)

Só depende de você acreditar no seu potencial, para então dominar suas emoções,  e assim soar o grito certo, o da razão.

Hoje, seja qual for o seu grito, eu sugiro um a você.

EU POSSO TODAS AS COISAS EM CRISTO, QUE ME FORTALECE