builderall

Você deve estar "careca" em ouvir que não há como fugir das mudanças. É uma verdade muito explorada por todos, já que realmente as mudanças chegam e muitas vezes de repente. 
Pelo menos é o que muitos acreditam, mas na verdade poucas mudanças chegam de repente, a maioria é anunciada, porém poucos conseguem perceber.

 

Na semana anterior falamos sobre origem, de você buscar identificar a origem de certas ações que oferecem os resultados atuais que você tem apresentado.

Identificado a origem, podemos cortar o mal pela raiz. E a partir daí começar a plantar uma nova semente, que brotará e no tempo certo, oferecerá bons frutos.

 

Aí que entra o nosso tema desta semana, instigar [induzir, incitar, animar, inspirar].

 

Quando as mudanças chegam, precisamos nos sentir instigados. E mais do que isso, precisamos nos manter instigados, animados em nos prepararmos para as mudanças.

 

É claro que algumas mudanças chegam sem avisar, mas a maioria apresenta sinais de que um dia vão chegar, "de repente"!

 

Hoje, muito se fala de certas profissões que estão em extinção. Tais profissionais precisam se preparar para estas mudanças.
Há pessoas, que não fazem parte do rol de tais profissões, porém, estão descontentes com sua atividade, não se sentem instigados, inspirados no atual cargo, e/ou empresa. Tais profissionais, também, precisam se preparar para as mudanças, as quais neste caso, a responsabilidade direta em instigar, induzir as mudanças, são eles. 
Necessitam aproveitar a empregabilidade atual, e se especializarem no que lhe dão prazer, satisfação. Lembrando que nem sempre é possível conciliar satisfação plena com boa remuneração.

 

Estamos enfatizando a área profissional, mas, considere tais conceitos para todas as áreas, e principalmente, a ser instigados pelas mudanças, e quanto a instigar as mudanças que você deseja.

 

Só precisamos estar atentos a instigar da forma correta e pelos sentimentos certos.

 

Não sei se você conhece a história de Abraão, Sara e sua serva Hagar. Encontra-se no livro de Gênesis da Bíblia.
Sara era estéril [Gen.11:30], um certo dia desejando mudar a situação do casal, instigou Abraão a ter relações sexuais com Hagar, e assim poderiam realizar o sonho de ter um filho. Sara queria mudanças. E as teve!

 

[Gênesis 16]
2 Então Sarai propôs a Abrão: ?Ouve, eu te peço: o SENHOR não permitiu que eu desse à luz. Portanto, toma a minha serva. Talvez, por intermédio dela, eu venha a ter filhos?. 
3 E assim, depois de dez anos em que Abrão habitava na terra de Canaã, sua esposa Sarai tomou Hagar, a egípcia, e a entregou como mulher a seu marido, Abrão. 
4 Este teve relações sexuais com Hagar, que ficou grávida. Quando Hagar se viu grávida, começou a olhar sua senhora com arrogância e desprezo.

 

Perceba que as mudanças não ocorreram, totalmente, como previsto. Hagar, agora grávida, se sentia a "dona do pedaço", instigando Sara a se queixar da situação, afinal, não era bem isso que ela queria, a relação de senhora e serva não deveria ter mudado.

 

[Gênesis 16]
5 Então Sarai queixou-se a Abrão: ?Tu és responsável pela injúria que me está sendo feita! Coloquei minha serva entre teus braços e, desde que se viu grávida, ela começou a tratar-me com desprezo. Que o SENHOR faça cair sobre ti a afronta que venho sofrendo!? 
6 Mas Abrão ponderou: ?Pois bem, tua serva está em tuas mãos; faze-lhe como melhor te parecer?. A partir desse momento Sarai passou a maltratar sua serva de tal maneira, que Hagar fugiu.

 

Sara, não estava preparada para todas as mudanças ocasionadas pela indução à Abraão, a qual ela mesma foi protagonista. Foi ela que sugestionou a relação intima com sua serva.

 

Muita atenção com suas ações de instigar. O que e quem você instiga!

 

Hagar, fugiu, porém, retornou, e por muitos anos se manteve na família com o seu filho Ismael. 
Anos mais tarde, Sara fica grávida e dá luz a seu filho, Isaque. Promessa de Deus ao casal.

 

[Gênesis 18]
10 Então Ele lhe prometeu: ?Voltarei a ti no próximo ano; então Sara, tua esposa, terá um filho!? Sara escutava a conversa, na entrada da tenda, atrás dele. 
11 Ora Abraão e Sara já eram idosos, com idade muito avançada; e em Sara, o ciclo mensal das mulheres já havia cessado. 
12 Riu-se, portanto, Sara em seu íntimo, considerando: ?Agora que estou velha e velho também está o meu senhor, como ainda teremos prazer sexual?? 
13 Entretanto, o SENHOR questionou Abraão: ?Por que se ri Sara, conjeturando: ?Será possível que vou dar à luz, agora que sou velha?? 
14 Acaso existe algo extraordinário demais para Yahweh?

 

Sara, não esperava por esta mudança, não fazia parte de seus planos, não porque não queria e sim por entender que não tinha condições de realizar. 

Como ter filhos na velhice? O prazer sexual já era coisa do passado.

 

É certo que o tempo passa e algumas coisas não são mais possíveis, como por exemplo, eu querer ser um jogador profissional de futebol.

 

Nossos planos precisam ser atingíveis e com prazo determinado, caso contrário, viveremos frustrados. 
Uma boa ferramenta de planejamento, chamada SMART, nos orienta a respeito.

 

SMART é uma ferramenta que tem por objetivo definir metas, as quais são construídas considerando 5 atributos: 
S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

 

No caso de Sara, não daria certo usar a ferramenta SMART, não é mesmo? Ela foi agraciada pela misericórdia do Senhor.

 

Deus age no específico, mas suas ações são imensuráveis. 

Sempre atinge o alvo, pois faz o que precisa ser feito, o que é relevante.

E tudo no tempo certo [Kairós], independentemente de ser o nosso tempo [Khronos].

 

Deus agiu e mudou a vida de Sara, mesmo sem ela acreditar nas mudanças anunciadas.

 

Deus age instigado, inspirado pelo seu amor por nós.

 

Se você está esperando mudanças em sua vida, saiba que as imensuráveis e consideradas relevantes por Deus, como, por exemplo, Isaque, Ele se encarrega de realizar no tempo oportuno [Kairós], portanto, estas mudanças vão acontecer.

 

Agora, as mudanças que são mensuráveis, atingíveis, relevantes para você. Não espere mais, pois o tempo [Khronos], como o relógio, está se movendo, portanto, seja específico. Saiba o que você, realmente, quer, e se prepare para as mudanças.

 

Não deixe extinguir o seu querer.
Respire fundo, é tempo de instigá-lo!

 


Shalom, hoje e sempre pra você!