builderall

Procurando a melhor definição da palavra não, encontrei algumas, mas, a que melhor se encaixa a este artigo é:
Partícula negativa oposta à afirmativa sim. [https://dicionario.priberam.org/não]

 

É óbvio falar que "não" é oposto de "sim", porém o óbvio também precisa ser dito, já que nem sempre é aplicado devidamente por nós.

 

Mesmo sabendo o que representa um não, muitas pessoas têm dificuldades em pronunciá-lo e acabam, por vezes, dizendo "sim". O inverso também é verdadeiro.

 

Em ambos os casos, eu entendo, que na maioria das vezes, o motivo é o medo da rejeição, receio de magoar, medo das consequências, mas, também é fato que nem sempre são estes os motivos.

Há situações em que sabemos que as consequências não serão agradáveis, porém deixamos nos envolver sem medo, e acabamos por trocar o não pelo sim e o sim pelo não.

 

Para ilustrarmos, nada melhor que um bom exemplo, e vamos utilizar dois eventos que ocorreram com o rei Davi. Os eventos estão interligados. Um evento chamou o outro evento e com consequências gravíssimas.

 

Davi, um homem segundo o coração de Deus, e sujeito as mesmas paixões que nós, certo dia, ele deveria dizer "sim", porém optou pelo "não".

 

Ele disse "não" para as batalhas que normalmente aconteciam nas primaveras. 

 

Nesta estação, os reis saiam para guerrear, Davi era o rei de Israel, e tinha este costume, porém, em uma primavera fatídica, ele se deu o direito em não participar das batalhas, e ficou em Jerusalém.

 

[2 Samuel 11]
1 Na época da primavera, no tempo em que os reis costumavam sair para as batalhas, o rei Davi enviou Joabe, e com ele os seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles destruíram os amonitas e sitiaram Rabá. Entretanto, Davi permaneceu em Jerusalém.

 

Bom, muitos podem concordar com ele, afinal, Davi era rei e tinha todo o direito em ficar no seu palácio, e além do mais, já tinha conquistado tanta coisa!

Aí é que mora o perigo. Você até pode ter o direito em dizer ?não?, mas precisa saber quando exercer este direito.

 

Como dissemos no início, há pessoas que sabem que precisam dizer "não", porém não exercem este direito e sofrem.

 

Já que é para você sofrer, que sofra entoando um sonoro "não", com delicadeza é claro! Um "não" consciente vai te libertar!

 

Na primavera, não era o momento certo de Davi. As primaveras eram períodos de batalhas, dias dos reis irem ao campo de batalha, dias de "sim".

 

Os seus soldados não podiam escolher, e assim todo o exército de Israel, foi cumprir suas obrigações.

Passaram-se alguns dias, o exército ainda no campo de batalhas, Davi foi dar um "rolé", um passeio pelo palácio real. Em um determinado momento foi surpreendido por uma linda paisagem.

 

[2 Samuel 11]
2 Um dia, após o almoço, Davi levantou-se depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio real. Do terraço avistou uma mulher que se banhava. E notou que era uma mulher muito bonita.
3 Davi desejou saber quem era aquela mulher. Ao que lhe informaram: ?O nome dela é Bat-Shéva, Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, teu servo heteu.

 

Agora, Davi, já sabia quem era a linda mulher que lhe "saltara aos olhos".
Era linda, perfeita, mas era necessário dizer "não". Dizer "não" para o desejo do "sim".

 

Ele tinha todos os argumentos para recusar o seu ardente desejo por Bate-Seba, as objeções para o "sim" eram muitas, ou melhor, todas, porém ele optou pelo "sim".

 

[2 Samuel 11]
4 Então Davi mandou que a trouxessem para ele, e teve relações sexuais com ela, que havia concluído o tradicional ato de purificação em função do ciclo menstrual. Depois ela retornou para sua casa. 

 

E como um abismo chama outro abismo (Sl 42:7)

 

[2 Samuel 11]
5 Passado algum tempo, a mulher descobriu que havia engravidado e mandou um recado a Davi, contando-lhe: ?Eis que estou grávida!?

 

Por conta do "sim" fora de hora, vieram outro e outro e outro abismo na vida de Davi. [Leia II Samuel 11 e 12 e confira, deixei um link temporário na bio]

Por hora, fiquemos até este abismo, até este trecho. Você há de concordar que já é suficiente, como exemplo.

 

Nós precisamos estar muito atentos a partícula negativa oposta à afirmativa sim. E os mesmos cuidados, quando decidimos pelo "sim".

 

A verdade é que você sabe quando deve dizer "sim", e não tem dúvidas quando o "não" é a única opção.

 

Os argumentos e objeções, na maioria das vezes são conhecidas, não podemos atestar ignorância. E mesmo se desconhecidas, só serve de atenuante, pois não evitará as consequências.

 

Davi, sabia que deveria ter ido com o seu exército, era sua obrigação como rei, mas optou por dizer "não". 
- Esta primavera, eu não vou às batalhas!

 

Assim como sabia, que não poderia ter aquela mulher, ela era esposa do seu fiel soldado Urias, o qual, inclusive, estava em batalha por Israel, pelo rei, porém Davi, optou pelo "sim". 
- Sim eu vou ter esta mulher. Tragam Bate-Seba ao rei!

 

Exerça sim o seu direito, mas não o faça no momento errado!

 

Pois há uma hora certa e também uma atitude adequada para responder a cada situação da vida. Entretanto, o sofrimento sobre o ser humano o faz precipitar-se. [Eclesiastes 8:6]

 

Aqui, sofrimento, podemos entender como sentimento. O sentimento nos leva a precipitação. Agimos por impulso. Somos impulsionados pelo medo, pela ansiedade, pela raiva, pela paixão, e por muitos outros sentimentos.

 

Um sentimento chama outro sentimento, e o desejo toma conta do nosso ser.

 

O desejo de vingança, de sumir do mapa, de nos escondermos de tudo e de todos, de morrer, de viver.
De viver todos os momentos que consideramos ter direito.

 

Um desejo chama outro desejo.

 

Se você conhece a história de Davi e Bate-Seba, sabe que após tomar ciência da gravidez, Davi desejou várias outras coisas, por último, a morte de Urias, o marido de Bate-Seba.

 

Não deixe a aplicação dos "nãos" e os "sins", confusos na sua vida. 

 

Aprenda a identificar os motivos e os sentimentos que tomam o seu ser nos momentos da decisão.

 

Tanto, a partícula negativa oposta à afirmativa sim, como a afirmativa ?sim?, pode significar vida ou morte, depende de como e quando você irá aplicá-las durante a sua jornada.

 

 

Shalom, hoje e sempre pra você!