builderall

A Palavra da Semana - Reação, vai abordar alguns aspectos relacionados ao Controle Emocional, o qual Daniel Goleman chama de Inteligência Emocional e Augusto Cury de Gestão da Emoção.

 

A Bíblia trata este tema, principalmente, no livro de Gálatas quando Paulo fala do Fruto do Espírito.


22 Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei.

[Gálatas 5]


Stephen Covey, Autor do livro ?OS 7 hábitos das pessoas altamente eficazes?, tem uma ideia bem simples a respeito. Ele afirma que 10% da vida estão relacionados ao que acontece a você, ou seja, não está no seu controle, enquanto, que os outros 90% da vida, estão relacionados com a forma como você reage ao que te acontece. Ao que ele chama de Princípio 90/10.

Muitas pessoas, tem sofrido, demasiadamente, por não saber lidar com os 10% que estão fora de controle. Não sabem lidar com o que lhe acontece durante a sua jornada.

Você precisa entender que as coisas acontecem e a sua reação é que irá determinar o desfecho.

O resultado final depende somente de você.


Durante o mês de junho, vamos falar bastante sobre este tema.

Se suas reações não estão gerando resultados positivos, esteja conosco e aprenda a reagir de forma, no mínimo, satisfatória. O que já será um grande avanço.


Vamos utilizar como base a vida da rainha Ester. Há um livro na Bíblia que relata a trajetória desta rainha, e como não poderia ser diferente, o livro tem o seu nome, Ester.

Vamos falar de pelo menos, quatro personagens:

A rainha Vasti, Hamã, Mardoqueu(Mordecai) e claro, Ester.


O livro retrata, principalmente, a trama de Hamã, para matar Mardoqueu, trama esta movida pelo ódio.

A história ocorreu na época do rei Xerxes. Ele reinava sobre cento e vinte e sete províncias, governava a partir do seu trono real que ficava em Susã, (hoje é o Irã).

Vasti era a rainha de Xerxex. O rei tinha várias mulheres no seu harém, mas estabelecia uma como sua rainha principal.

Certo dia o rei resolveu festejar.


3 no terceiro ano do seu reinado, ofereceu um banquete a todos os seus homens ilustres e oficiais. Estavam presentes os mais destacados líderes militares da Pérsia, os príncipes e os nobres das províncias.

4 Durante cento e oitenta dias, ele apresentou aos seus convidados, as riquezas do seu glorioso reino e o esplendor da sua majestade.

5 Passados aqueles dias festivos, o rei deu um outro banquete no pátio do jardim do palácio real durante sete dias a todo povo que estava na cidadela de Susã, e desta vez a festa foi destinada tanto aos ricos quanto aos pobres.

[Ester 1]


Para os ricos 180, aos pobres 7 dias, é assim até os dias de hoje, mas não é este o nosso tema.

No banquete de 7 dias, o rei resolveu chamar a sua presença a rainha Vasti. Ela era muito bela e o rei queria mostrá-la a todos, logicamente, se gabar de ter uma rainha tão linda no seu harém.


10 No sétimo dia de festa, quando o rei já estava eufórico por causa do vinho, ordenou aos sete oficiais que o serviam de perto: Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas,

11 que trouxessem à sua presença real a rainha Vasti, devidamente paramentada e usando a sua coroa real. Xerxes queria mostrar aos príncipes e a todo povo reunido o quanto a rainha era bela, e, de fato, era Vasti muito bonita.

[Ester 1]

Na verdade, ele queria exibi-la para se exibir.


Aqui entra a figura de Vasti na história. Ela é chamada pelos oficiais, a se apresentar diante do rei. Era uma ordem do rei Xerxes.

Este momento representa os 10% o qual você não tem controle.

Vasti não tinha controle em ser chamada ou não pelo rei.

Mas a reação a este chamado sim. A reação só dependia dela, os 90%.

E ela usou os 90% que lhe cabia. Todos nós usamos.


12 Entretanto, quando os oficiais de confiança do rei transmitiram sua ordem à rainha Vasti, esta se recusou a ir, e o rei ficou repentinamente furioso e indignado.

[Ester 1]


A reação da rainha Vasti, foi de recusa.

O rei, não tinha controle da resposta da Vasti.

Mais uma vez vemos os 10% em ação, agora na vida do rei. Ele foi pedir a opinião dos seus conselheiros, quanto ao que ele devia fazer, ou seja, qual deveria ser a sua reação (90%).

Eis a reação sugerida.


19 Se bem parecer ao rei, promulgue, de sua parte, um decreto real que será inscrito nas leis da Pérsia e da Média e não poderá ser revogado: que Vasti nunca mais tenha acesso à presença do rei Xerxes;

[Ester 1]


E assim foi feito.

Você consegue perceber a força da reação de Vasti?

Ela usou os 90% para mudar, totalmente, o seu futuro.

Na Bíblia não encontramos os motivos que levaram Vasti a reagir desta forma.

Podemos imaginar um cenário. Ela conhecia muito bem o rei. O versículo 10 menciona que ele estava eufórico. Ele já tinha bebido umas e muitas outras. Ela iria desfilar para homens. Só havia homens no banquete. E, provavelmente, também embriagados.


No versículo 12, temos a informação que Vasti, ao receber a ordem do rei, se recusou a ir.

Pelo relato, eu entendo que a recusa se deu imediatamente.

E é neste ponto que devemos nos atentar. A recusa imediata.

Não podemos julgar a reação da Vasti, bem como de ninguém. Mas podemos e devemos aprender.


Reações imediatas, na maioria das vezes, causam muito estrago, consequências difíceis de consertar. São irremediáveis!

A reação de Vasti pode ter sido gerada por estar cansada de ser usada pelo rei, pois apesar de ser rainha, ela seria apresentada para exibir a sua beleza. E para homens, os quais muitos deles, inclusive o rei, já fora do controle. Ela estava sendo tratada como um objeto sexual.

Se lúcidos, nossa reação, os 90% que nos cabe, já compromete os nossos resultados, imagina embriagados.

 

Vasti poderia ter todas as razões para recusar a se apresentar ao rei. Mas, caso tivesse dado um tempo na resposta, poderia ter reagido de forma diferente. Encontrado um jeito de não se expor tanto.


É, obvio, que ela foi muita corajosa e fiel aos seus valores. Foi uma reação digna.

Pode até ser que o imediato da resposta, já fora estudado antes.

Quem sabe ela já tinha pensado muito a respeito. Talvez, fosse hábito do rei. E como disse antes, Vasti já estivesse cansada do relacionamento que estava vivendo. E já tinha decidido não mais se submeter a tais ordens.


O fato é que você e eu, devemos buscar o equilíbrio, o controle emocional para reagirmos de forma a não prejudicar nossa jornada.

Use muito bem os 90% da reação, e é claro, sem jamais abrir mão dos seus valores. Lembre-se que fidelidade é fruto do espírito. Seja leal.

 

Não seja imediato, reflita sempre, de fato! Lembre-se que paciência é fruto do espírito


 

Shalom, hoje e sempre!