Há diversos significados para a palavra recursos.
[aptidões naturais; dons, talentos, dotes, meios pecuniários, bens materiais, posses, riquezas, fundos, meios de que se pode dispor.]
Quero falar com você o que se refere ao RH, recursos humanos, os stakeholders de uma empresa.
Em uma empresa, o capital mais importante é o humano, ou pelo menos, deveria ser.
Capital humano é o CHA de uma empresa (Conhecimento, Habilidade e Atitude), a tríade que possibilita a produção do valor do negócio, contribuindo para o atingimento do principal objetivo de uma empresa que é gerar lucros.
Uma empresa que não gera resultados, não é perene.
Para uma empresa existir, é preciso ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), é certo que há empresas informais, mas, para existir de fato, o CNPJ é o primeiro passo, assim, ela se torna uma Pessoa Jurídica.
Os recursos humanos precisam de CPFs (Cadastro Pessoa Física). E enquanto estiver "vivo" o CPF está válido.
É assim que funciona a existência formal das pessoas, seja jurídica ou física, ambas precisam de um cadastro para se tornarem pessoas. É o primeiro passo. Este passo é comum a todas as pessoas. O que vai diferenciá-las são os resultados, os quais são frutos do CHA.
Se uma empresa precisa do CHA de seus colaboradores. O colaborador precisa, a cada dia, fortalecer a tríade. Muitas empresas, cientes que o capital humano é o mais valioso, investem recursos financeiros no RH, pois sabem que o CHA será ampliado, fortalecido, e consequentemente, alcançarão com mais facilidade as metas estabelecidas. E poderão ambicionar resultados ainda maiores.
Há colaboradores que se limitam ao alimento que a empresa oferece, não buscam um alimento extra, um plus na sua carreira. Eles estão satisfeitos com o que recebem.
Se você for um satisfeito em uma empresa muito preocupada com o CHA, você será no máximo um bom funcionário, fora isso, será um colaborador qualquer.
Nossa jornada não se resume em ser um recurso humano para um CNPJ. Somos um CPF servindo a CPFs, ou seja, somos um recurso humano que está 100% envolvido com outras pessoas. Assim, a tríade Conhecimento, Habilidade e Atitude, não se limita ao stakeholder a qual você presta os seus serviços laborais, é muito mais amplo, é tudo e todos que compõem a sua jornada.
Eu te pergunto:
O que você faz para fortalecer o seu CHA, está te tornando uma pessoa, no mínimo, medíocre? Ou você prefere que eu diga mediano?
Mediano é um termo mais elegante, não é mesmo? Mas, saiba que tem o mesmo significado de medíocre.
Seja mediano ou medíocre, o seu CHA continua o mesmo!
Jesus, na parábola dos talentos, nos alerta quanto ao CHA. Temos 3 colaboradores. Um recebe cinco talentos, outro dois e outro um. Acompanhe
[Mateus 25]
14 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
15 E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
Note que Jesus, deixa claro que cada um recebeu talentos segundo a sua capacidade, ou seja, o seu CHA.
No momento de auferir os resultados, o que recebera cinco apresentou dez, o que recebera dois apresentou quatro. E o que recebera um apresentou:
[Mateus 25]
24 Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
25 E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26 Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27 Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
28 Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
29 Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Há quem lendo os resultados apresentados, diga:
- Pelo menos ele não perdeu o talento! Conseguiu devolvê-lo.
É verdade, ele não perdeu o talento. No verso 25 ele diz: "aqui tens o que é teu."
Contudo, não se iluda, ao devolvê-lo, ele perdeu tudo, é só ler os versos 29 e 30.
Assim, podemos afirmar que até para ser medíocre você precisa apresentar algum resultado.
Quero encerrar com as palavras de Paulo, aos hebreus.
[Hebreus 6]
9 Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Entenda que não é questão de ser melhor do que os outros, e sim, ser melhor para os outros, portanto, invista no seu CHA.
Shalom, hoje e sempre pra você!