As Escrituras, em Mateus capítulo 2, menciona que alguns magos (sábios) vindo do Oriente chegaram em Jerusalém afim de adorar o menino Jesus.
Você deve conhecer a história. Muitos dizem que eram três, mas a Bíblia não menciona quantos eram. Três por conta dos presentes ofertados. (ouro, incenso, mirra) Um presente de cada sábio.
O ponto que eu quero tratar é o pedido do rei Herodes para os sábios. Enquanto o desejo dos sábios era de adoração a Jesus, Herodes queria matá-lo, porém, não sabia aonde se encontrava o menino. E assim, mentiu para os sábios dizendo que também queria adorá-lo e pediu que ao encontrá-lo, retornassem com a informação do local.
Os sábios encontraram a Jesus, o adoraram, o presentearam e retornaram por um novo caminho. O retorno por Jerusalém os levaria de volta a presença do rei, o qual tinha como intento matar Jesus.
[Mateus 2]
11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
12 E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, retornaram para a sua terra por outro caminho.
A morte, desde cedo, perseguiu à Jesus. A morte sempre querendo tragar a Vida.
Desde sempre, precisamos estar atentos aos intentos malignos. Atenção ao que é grave, danoso, fatal na sua jornada.
O retorno pelo mesmo caminho é retornar ao fim, que pese, muitas vezes, parecer ser o começo de tudo.
Você precisa saber que o caminho para a vitória não tem retorno. É um caminho que você precisa seguir, sempre avançando!
Mas, continuamente, você insiste em retornar. Sua mente não se distancia do que é danoso.
Há muitas coisas que você gostaria que retornasse a sua vida, mas saiba que muitas não podem retornar, e outras, até poderiam, mas não vão retornar.
Retornar será fatal, portanto, você precisa direcionar a sua mente para o novo.
Não se põe remendo de pano novo em roupa velha, nem tão pouco se põe vinho novo em odres velhos. [Mateus 9:16,17]
Muitas vezes, a emenda fica pior que o soneto. Assim, o melhor é colocar vinho novo em odres novos, e ambos se conservarão.
Talvez, você já tenha ouvido que o melhor é retornar e começar do zero.
Seria bom mesmo, mas é impossível. Pelo menos neste mundo.
Um dia, Jesus falou para Nicodemos que aquele que não nascer de novo, não pode ver Reino de Deus. Nicodemos ficou abismado com a afirmação de Jesus. Como assim, nascer de novo?
Como alguém pode retornar ao ventre de sua mãe? Não dá, é impossível!
Verdade, não dá mesmo!
Quando você erra o caminho, você não precisa retornar ao início, ao ponto inicial do seu trajeto. Você precisa retornar ao ponto que errou. Hoje, os APPs de mapas fazem isto por você. O App faz as alterações necessárias, e aí, é só seguir pelo novo caminho.
Em uma outra oportunidade, Jesus, através de João, escreveu sete cartas às Igrejas da Ásia, as quais estão no livro de Apocalipse, e apesar de escritas há muito tempo, são bem atuais.
A primeira carta está em:
[Apocalipse 2]
1 ?Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: ?Assim declara Aquele que tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete candelabros de ouro:
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu trabalho árduo como a tua perseverança, e que não podes tolerar pessoas más, e que puseste à prova aqueles que a si mesmos se declaram apóstolos, mas não são, e descobriste que eram impostores.
3 Tens perseverado e suportado sofrimentos de toda espécie por causa do meu Nome, e não te deixaste desfalecer.
4 Entretanto, tenho contra ti o fato de que abandonaste o teu primeiro amor.
5 Recorda-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras. Porquanto, se não te arrependeres, em breve virei contra ti e tirarei o teu candelabro do seu lugar. 6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as práticas dos nicolaítas, as quais Eu também odeio?.
7 Quem tem ouvidos, compreenda o que o Espírito declara às igrejas: ?Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus?.?
Veja que Jesus, no verso 5, é explicito em dizer que se deve lembrar aonde você errou o caminho, e retornar.
O ponto central da carta, é retornar ao ponto aonde às práticas das primeiras obras aconteciam. Retornar ao primeiro amor.
Quantas coisas não fazemos quando estamos gatinhando no amor? No começo?
Flores, presentes, ligações, mimos, dançar coladinho, confissões de eu te amo, meu amor, minha vida, meu tudo, e por aí vai.
É certo que não dá para viver neste ritmo, mas, retornar ao sentimento que nos levou a estas práticas é perfeitamente possível e necessário.
É bom lembrar que a linguagem do amor, não é igual em todas as pessoas. Há quem goste de presentes, outros que nem tanto. Há os que preferem uma boa conversa, tipo:
- Como foi o seu dia?
Portanto, trate de identificar qual é a linguagem de amor do seu par. Isso é fundamental.
Talvez, você invista tempo e dinheiro procurando presentes, pois a sua linguagem é esta, porém ela(e) só quer que você invista tempo em conversar um pouco mais.
O amor é o mesmo um pelo outro, mas a linguagem, a forma de comunicar o amor é diferente. Assim, é só entrar em sintonia, e retornar ao primeiro amor.
No caso de Jesus, a linguagem de amor, as práticas das primeiras obras podem ser resumidas nos dois mandamentos que Ele nos deixou.
[Mateus 22]
37 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
39 Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Retornar as primeiras obras, ao primeiro amor, não é voltar ao começo e sim ao dia em que você nasceu em Cristo. Ao dia em que você entendeu muito bem a linguagem do amor.
Muitos retornam ao erro. O pecado, lá no começo de tudo, já abundou em você. Você precisa retornar ao dia do perdão.
Você precisa retornar ao dia em que você chegou até Jesus, pois é assim que tudo acontece.
Na verdade, não é você quem visita a Jesus e sim Ele quem te visita, e neste dia, você experimenta o verdadeiro amor.
Você retornou por tantos caminhos, que este amor esfriou. Quando era só retornar pelo novo e vivo Caminho que sempre esteve, e está aberto para você.
Quem sabe, na verdade, você nunca tenha entrado por este novo Caminho!
Existe o antes e depois desse novo Caminho.
Você não deve retornar ao antes e sim no dia em que você entrou no Caminho, e se tornou uma nova criatura em Cristo. O velho passou e tudo se tornou novo.
Não aceite retornar pelo caminho da perdição. Esteja firme no novo e vivo Caminho, o qual te levou até Cristo.
Esqueça tudo que te mostraram durante este tempo. Tudo que você aceitou enxergar, e que ajudou a esfriar o seu amor. Retorne pelo novo Caminho!
Jesus, venceu a morte para que ela não chegasse até você. Não tente retornar ao início, à morte, pois aí será o fim.
Talvez, tudo que você leu até aqui, seja novo para você!
Independentemente, do ponto em que você se encontra, a sua jornada já começou. Hoje é um dia importante para você. Saiba, que existe um ponto crucial na jornada de cada um de nós.
É o marco zero na vida de qualquer pessoa. O ponto que marca o a.C. e o d.C.
Marco zero é o nome que se dá ao local de fundação de uma cidade, é o centro geográfico de determinada localização. É o ponto central, o marco do ?a partir de?.
O marco zero de uma cidade quer dizer que ela nasceu a partir daquele ponto.
Você nasceu em um determinado ponto. Este é o seu antes. Agora, você precisa nascer de novo, o seu depois.
Neste exato momento, no momento em que você lê este artigo, é o seu marco zero.
A partir de, ou seja, deste ponto, do marco zero de sua jornada, você pode escolher.
Retornar ao antes, e viver a jornada do avesso, ou seguir ao depois, e viver, sempre, no primeiro amor.
E lembre-se, o novo Caminho apesar de novo, sempre será o mesmo, a saber, Jesus.
Ele nos assegura, que Ele é o único Caminho que nos leva a Deus. [João 14:6]
E garante a você, que Ele faz novas todas as coisas. [Apocalipse 21:5]
Quem conhece este Caminho, não precisa de outro.
Shalom, hoje e sempre pra você!