builderall

Precisamos trilhar novos caminhos, e para isto, muitas vezes, trilhar o passado como se trilha o trigo.

 

Há vários significados para a palavra "trilha", entre tantos quero destacar:

- um caminho a seguir;

- esmiuçar( debulhar ) de grãos, em especial o trigo.

 

Você, provavelmente, já deve ter lido, ouvido ou até mesmo pronunciado a frase:

- É, a vida continua!!!

Uma frase curta e verdadeira, mas não muito fácil de ser vivida.

 

Há muitas pessoas que insistem em viver no passado, não conseguem trilhar o presente rumo ao futuro, ao novo.

 

Situação que causa desperdício do bem mais valioso que o ser humano tem, o tempo. Investir tempo no passado é perda de "tempo", pois o tempo não volta.

 

O tempo não, mas as lembranças sim, estas voltam e se não soubermos aproveitá-las para o que está por vir, o novo, vamos semear continuamente o joio entre o trigo.

 

O joio cresce junto com o trigo, e no momento certo deve ser separado do trigo, para que o trigo seja trilhado e se torne o cereal para o qual foi semeado.

 

28 O trigo é esmiuçado, mas não se trilha continuamente, nem se esmiúça com as rodas do seu carro, nem se quebra com os seus cavaleiros.

(Isaías 28 Versão Almeida CR)

 

28 Também é preciso sabedoria para moer o cereal e fazer pão; por essa razão ninguém o fica malhando para sempre. Fazem passar as rodas da trilhadeira sobre o trigo, mas os seus cavalos não o trituram.

(Isaías 28 Versão King James)

 

O seu passado é fruto de suas semeaduras. É certo que o que semearmos colheremos, é um princípio bíblico. Não tem como fugir ou se esconder. Mas podemos semear novamente e da forma certa.

 

Haverá sempre uma oportunidade de separarmos o joio. No ínicio o joio é semelhante ao trigo e não dá para separá-los. Assim são os nossos desejos e sonhos, não nascem prontos, é construído, semeado.

 

Tudo no começo é uma maravilha. Passa o tempo e temos que fazer a separação do que é trigo e o que é joio. Se não fizermos, não há como trilhar o trigo.

 

Se não separou no passado, você precisa separar no presente. E como fazer isto, se não dá para voltar ao passado?

 

Bom, muitas pessoas ainda carregam em suas lembranças o trigo e o joio, vivem no passado, portanto não precisam voltar, já estão lá estando aqui. Assim é perfeitamente possível fazermos esta separação no hoje.

 

Não somente possível, como necessário, para que então você possa trilhar novos caminhos e começar a semear o novo em sua vida. Desta vez com o aprendizado das colheitas do passado.

 

Falando no passado, você conhece a história de Davi?

Ele sabia muito bem usar o passado a seu favor.

 

37 ?Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu.?

(I Samuel 17)

 

Lembrar das coisas boas, o trigo.

Talvez, você ainda tenha que separar o joio, os acontecimentos não tão bons, para então enxergar o trigo.

 

Considerando que não dá para apagar o passado da memória, a não ser que tenha um AVC. É preciso usar as memórias para trilhar com êxito pelos novos caminhos que estão a nossa disposição.

 

Eu tenho certeza que há muito trigo no passado, lembranças boas, use-as para te impulsionar. As lembranças ruins são como o joio, podem ficar por um tempo, use-as para você identificar e corrigir os seus erros.

 

5 ?Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras(...)"

(Apocalipse 2)

 

Veja que o trigo não é trilhado continuamente, tem um tempo e um modo certo. Assim são as lembranças do passado, elas não podem ser trilhadas continuamente no seu pensamento, mesmo as boas.

As ruins já vimos que precisam ser corrigidas, portanto ressignificadas.

 

O que você precisa são de novas semeaduras, de viver novos momentos, acrescentar o novo na coletânea de acontecimentos de sua vida. Sempre haverá semeadura para trilhar e consequentemente colheita para usufruir.

 

10 "Não murmures: 'Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?'. Pois não é inteligente fazer esse tipo de pergunta.

( Eclesiastes 7)

 

O fato é que, independente, de ter sido bom ou ruim, não é inteligente murmurar o passado. Passou não volta mais.

 

Sempre haverá um passado a ser lembrado, então que seja com coletâneas diferentes, e assim trilhar um presente em novidade de vida.

 

Davi lembrou do urso e do leão, para trilhar a vitoria diante do filisteu Golias, um novo acontecimento.

 

Assim deve ser com você, separe o joio do trigo do seu passado, trilhe o trigo, use-o no presente para trilhar novos caminhos, e ampliar sua coletânea de acontecimentos.

 

17 ?(...)as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!?

(II Coríntios 5)