builderall

Para melhor entendimento, vamos a uma breve explicação das Cidades de Refúgio encontradas na Bíblia.

 

Os israelitas, na época de Moisés e Josué receberam da parte de Deus a instrução de manter cidades de refúgio, no total foram 6(seis).
O objetivo era dar condições de julgamento às pessoas que cometessem homicídios sem intenção. Na lei atual seria como culpa e não por dolo.

 

Dolo e culpa. Quando alguém quer cometer um delito ou assume o risco de cometê-lo, ele estará agindo dolosamente. Mas se ele cometeu o crime apenas por negligência, imprudência ou imperícia, ele estará agindo culposamente. (Fonte: http://direito.folha.uol.com.br/blog/dolo-e-culpa)

 

Tem um bom exemplo na Bíblia:

Dt 19:5 Como aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá.

 

No exemplo, veja que uma situação cotidiana ( pegar lenha ) mudaria a vida de duas pessoas, uma morreria e outra teria que fugir da morte. Refugiar-se para um outro lugar, o qual, com certeza, não fazia parte dos planos.

 

A pessoa que se refugiava em uma das seis cidades de refúgio, precisava ficar por lá, até que o sumo sacerdote daquela cidade morresse. Apesar de não ter culpa, o refugiado acabava por ter uma pena, que iria variar, já que dependia da morte do sumo sacerdote. Esta pessoa, inclusive, poderia morrer antes do sumo sacerdote, ou seja, teria  uma pena perpétua. Independente da situação, deveria aguardar um tempo desconhecido.


Caso a pessoa não suportasse este tempo e resolvesse sair da cidade de refúgio, o vingador poderia pega-lo e matá-lo. O vingador era o parente mais próximo da vítima, o qual tinha legitimidade para matar o assassino, que no caso de homicídio culposo, somente fora das cidades de refúgio.

 

Não importa quanto tempo você viverá, a certeza é que durante a sua vida terá que fazer escolhas, as quais nem sempre te levarão ao lugar desejado. Possivelmente, você se lembre de algumas. 
Algumas que atrasaram, outras afastaram, outras paralisaram, enfim, de uma forma ou outra te desviaram do planejado, dos seus sonhos.

 

Veja que no exemplo da Bíblia, o assassino culposo, possivelmente ficaria lastimando o fato. Quem sabe não diria. 

- Ahhh, se eu não tivesse chamado o fulano para ir ao bosque; 
- Ahhh, se eu tivesse verificado o machado antes de dar o golpe na árvore;


Sempre os ?Se?s?, não é mesmo ?

 

Se suas escolhas não te levam aonde quer estar, para onde estão te levando ? 
Qual o lugar, a cidade que suas escolhas estão te levando ?  

 

Reflita: Hoje, qual é a sua cidade refúgio ?

 

A vida é muito curta para ser pequena Benjamin Disraeli

 

 

 

Continua

???????