Na última semana estava refletindo sobre as bagagens que carregamos ao longo de nossa vida, tive alguns insights.
No sábado (14/10), fui assistir ao filme Blade Runner, e entre um cochilo e outro (brincadeira) o enredo do filme fortaleceu estes insights.
O primeiro filme foi lançado em 1982 e se passava em 2019 (Blade Runner: O Caçador de Androides), o filme em cartaz, em 2049 (Blade Runner 2049).
No filme são 30 anos e entre os lançamentos se passaram 35 anos. É um bom tempo, não é mesmo ?
Não quero contar o filme, mas preciso dizer que parte da história trata das dúvidas acerca da realidade que cerca os personagens. Memórias são implantadas em replicantes (se não sabe o que é, assista ao filme, rs), os replicantes são como seres humanos.
No contexto geral, o que me chamou a atenção foi que assim como na ficção, a realidade também nos implanta memórias e nós insistentemente às carregamos, são nossas bagagens.
Obviamente que temos bagagens que nos favorece, mas quero chamar a atenção as que nos são pesadas, as que precisamos lançar fora, e poder seguir.
Quando vamos viajar de avião, nós temos a bagagem de mão e a que precisa ser despachada. Cada bagagem deve estar no compartimento certo, pois caso contrário o avião não decolará.
No filme, um dos personagens vive uma memória que acredita ser sua, mas em um determinado momento fica sabendo que está vivendo a memória de outra pessoa. Carregou uma bagagem, por anos, que não era dele.
Durante anos, podemos estar carregando memórias que não são nossas, e que estão pesando em nossas vidas.
Raiva, culpa, medos, lembranças. O que implantaram em seu cérebro, quais memórias? Muitas coisas acontecem no decorrer da vida.
Pessoas, ambientes, acontecimentos podem implantar memórias, que se tornam bagagens pesadas as quais você precisa abandonar, lançar fora para prosseguir. Lançar fora é primordial para sua vida decolar.
Jesus nos diz para deixar nossas bagagens com Ele, que teremos aflições, algumas guerras para vencer, mas em todas estas situações Ele sempre estará conosco.
Não dá para vencer, com a bagagem que você está carregando, lance hoje toda as suas magóas, culpas, complexo de inferioridade, baixa auto-estima, seja o que for que você carrega, lance fora tudo.
O que o mundo implantou na sua memória não te pertence, não é seu, lance fora já.
Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo(Henry Ford)
Porque, como imagina em sua alma, assim você é; (Salomão)