builderall

Esta semana, recebi um SMS do Detran, alertando que a minha pontuação na CNH está em 16 pontos. Com 20 a licença para dirigir é suspensa.

Quando recebi o alerta, fui correndo conferir quais multas e suas respectivas datas compõem a somatória.

Como é de conhecimento, pelo menos da maioria, você não pode somar 20 pontos em um período de 12 meses, assim fui ver quando começa a vencer esta pontuação.

Até lá todo cuidado é pouco.

Foi importante eu receber o aviso, seria muito melhor se tivesse recebido desde a primeira multa, pois apesar de recebermos a notificação da multa e também o boleto para pagamento, muitas vezes deixamos de nos atentar a soma dos pontos e a sua periodicidade.

O certo é ficarmos sempre atentos, mas um alerta mais cedo, antes dos 16 pontos, seria muito bem-vindo. ( RS ).

Mas o ideal mesmo, é não ter inflações de trânsito. Isto sim é uma maravilha.

 

Você já imaginou, se recebêssemos alertas a cada situação de risco?

A nossa jornada seria muito mais fácil, não acha?

 

Houve um momento na vida do Apóstolo Paulo que ele alertou um centurião quanto as condições climáticas para navegação. Eles estavam em um navio, rumo à Roma.

O centurião se chamava Júlio e pertencia ao regime imperial. Ele estava responsável por Paulo e alguns outros presos.

No percurso, tiveram que enfrentar o mar e ventos fortes, e a viagem estava ficando perigosa.

Paulo, então chama centurião e também os responsáveis pelo navio, e os adverte.

 

10 "Senhores, antevejo que essa viagem será desastrosa, com avarias e muito prejuízo, não apenas em relação à carga e ao navio, mas também para nossas próprias vidas!"

         Atos 27

 

Mas o centurião, não deu atenção ao alerta de Paulo, e preferiu seguir as sugestões de prosseguir do piloto e o proprietário do navio.

Não demorou muito tempo para o alerta de Paulo, começar a fazer sentido.

 

14 pouco tempo depois, desencadeou-se contra a ilha que estavam costeando, uma espécie de furação conhecido como vento do Nordeste.

Atos 27

 

O vento Nordeste, é um tufão com ventos violentos que sopram de leste-nordeste.

Não houve jeito de controlar o navio, e o vento desviou o navio da rota planejada.

Passaram 14 dias no desespero, até que conseguiram chegar até a ilha de Malta.

O navio encalhou em um banco de areia. Perderam o navio e toda a carga, porém todos se salvaram. Uns nadando e outros usando dos destroços do navio, conseguiram chegar em terra firme.

 

Percebe o valor de um alerta?

 

Quantas vezes os alertas chegam até nós, porém não damos a mínima atenção?

Nem mesmo analisamos a advertência, simplesmente descartamos.

Desconsideramos o alerta, muitas vezes, por acreditar que o alerta está vindo de pessoas que não tem competência. O centurião preferiu ouvir os "competentes", e se deu mal, colocou em risco todos os tripulantes do navio. Ele nem mesmo considerou o alerta do mar, a situação já estava complicada. A meteorologia dos "entendidos" estava furada ( qualquer semelhança com os dias atuais... ).

 

Na maioria das vezes, os sinais chegam até nós, mas preferimos ficar com a nossa competência, com o nosso saber. Principalmente, quando são sinais vindos, de pessoas que não reconhecemos como experts. Nosso ego fala mais alto.

 

É claro que devemos buscar conselhos de pessoas experientes, mas alertas não são conselhos, e sim sinais que algo não vai terminar muito bem, caso você insista em continuar.

Alertas, são insights que você recebe, como um som do SMS chegando. O som é o alerta, do alerta. Você pode olhar ou deixar pra lá.

As águas do mar já estavam perigosas, era o alerta. Paulo ouviu, e alertou a todos, mas preferiram não fazer a leitura da situação.

Quem sabe o mar está  agitado, e você não percebe se tratar de um alerta.

 

Suas perdas?

Será que não são alertas, pra você, definitivamente, entender que precisa escolher melhor um navio pra embarcar?

Talvez, por não estar atento aos diversos alertas que a vida oferece, você esteja no porto errado, e aí seja qual for o navio que embarque, será uma canoa furada.

 

Pedimos tantos sinais a Deus, mas será que realmente estamos dispostos a obedecer os alertas, a fazer a leitura da situação, principalmente quando não é bem o alerta que queremos receber. Tipo.

 

- Não prossiga;

- Fique aonde está;

- Volte;

- Recomece;

- Refaça a rota;

- Pare de fazer o que está fazendo.

 

Hoje, qual é o alerta que você insiste em não dar a devida atenção?

 

Shalom, hoje e sempre!