Entre vários algozes narrados na Bíblia, eu entendo que o maior deles foi Saul.
Saul foi algoz de Davi e principalmente de si próprio. E ele acreditava ser Davi o seu algoz. Nesta história, algoz é que não falta.
A história de Saul tem início na época em que o povo de Israel era governado por juízes, tendo Samuel como "governador", e o povo queria um rei, já que no entendimento deles assim seria melhor, pois as demais nações eram governadas por reis.
4 Por isso todos os anciãos e autoridades de Israel se reuniram e foram falar com Samuel, em Ramá.
5 E ponderaram-lhe: ?Tu envelheceste, e teus filhos insistem em não andar nos teus caminhos. Portanto, constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça sobre nós, como acontece em todas as nações ao nosso redor!?
1 Samuel 8
E este pedido foi atendido, Saul foi o escolhido e coroado como primeiro rei de Israel.
Saul, inicialmente, tinha grande amor por Davi, inclusive, Davi era chamado a tocar harpa para Saul se acalmar.
23 (...)Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado(...)
1 Samuel 16
E quando Davi foi enfrentar Golias, Saul o vestiu com sua própria armadura.
38 E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
1 Samuel 17
Tudo parecia ir muito bem entre os dois, até que as vitórias de Davi, as quais eram à favor de Israel, ou seja, em nome do rei, começaram a incomodar Saul, pois se sentiu diminuído, inferior em relação a Davi.
Deixou a inveja entrar em seu coração, motivado por um complexo de inferioridade, apesar de gozar do maior posto da época.
6 Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas.
7 Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares".
8 Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino? "
9 Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.
1 Samuel 18
Saul, anteriormente, já tinha demonstrado sua falta de autoconfiança, era inseguro.
Leia o trecho do momento de sua coroação.
21 Então fez ir à frente a tribo de Benjamim, família por família, e o clã de Matri foi escolhido. Então os homens da família de Matri avançaram, e Saul, filho de Quis, foi o escolhido. Todavia, quando o procuraram, ele não foi encontrado.
22 Consultaram uma vez mais a Yahweh: ?O homem escolhido já está entre nós?? E Yahweh respondeu: ?Sim, ele está bem ali, escondido no meio das bagagens.?
23 Em seguida, correram a buscá-lo, e ele se apresentou no meio do povo: homem de boa aparência, quando ficou em pé, os mais altos só chegavam aos seus ombros.
24 Então Samuel exclamou diante de todo o povo reunido: ?Vede agora quem Yahweh, o SENHOR escolheu? Não há nenhum ser humano que se compare a ele entre todo o Israel!? E, prontamente o povo bradou: ?Viva o rei!?
1 Samuel 10
Saul estava escondido no meio das bagagens, e olha que ele era bem alto, "os mais altos só chegavam aos seus ombros.". Ele realmente se escondeu, demonstrando sua insegurança. E esta insegurança, foi o seu grande algoz.
Ele era o seu próprio algoz. E isto lhe custou longos anos perseguindo Davi.
Saul, finda o seu reinado suicidando-se, quando em uma batalha com os filisteus é atingido e ele pede para o seu escudeiro o matar, este por sua vez nega o pedido, e assim o próprio Saul se atira em sua espada. Nesta batalha além de Saul, morrem também os seus filhos, Jônatas, Abinadabe, e Malquisua, além do escudeiro que presenciando o suicídio de Saul, também se suicida, além de morrerem todos os soldados do exército de Saul. Um fim bem trágico.
6 Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.
1 Samuel 31
Este artigo o qual descreve um pouco da vida de Saul e o seu algoz, ele próprio, tem como objetivo chamar sua atenção quanto ao verdadeiro algoz de sua vida.
Passamos anos perseguindo o algoz errado, Saul perseguia Davi, mas Davi jamais foi algoz de Saul. E Davi demonstrou isto, poupando lhe várias vezes a vida.
(confira em 1 Samuel 24 e 26)
Saul se sentia vítima. Davi o algoz.
Na verdade era um algoz imaginário, pois Davi jamais agiu de forma a sugerir tal situação.
Hoje, eu quero que você se avalie e pare de perseguir o seu algoz imaginário.
Pare de se fazer de vítima, pois somente assim irá conseguir ter uma jornada vitoriosa.
Lembre-se, uma vez vítima sempre vítima. Se há um algoz há uma vítima, e se você vive uma vida se sentindo perseguido por um algoz o qual não existe, você vive uma fábula, uma mentira, a qual só você poderá desmascarar.
Assuma já, o controle de sua vida e deixe de viver uma mentira.
Você deve estar se perguntando, de que forma ?
E quem sabe já afirmando. Eu não consigo mudar isto na minha vida!
Bem, você precisa mudar o seu padrão de pensamentos. Saul sempre pensou ser uma pessoa inferior, não conseguia enxergar, pensar em suas qualidades. E carregou este pensamento até o túmulo.
Quando você é algoz de si mesmo, sempre se sentirá uma vítima. E tudo começa no
pensamento. Não deixe pensamentos algozes enraizarem em sua mente.
Não os aceite, saiba que você pode mudar o padrão, ter domínio sobre tais pensamentos.
Uma tática é falar em voz alta uma frase contrária ao pensamento algoz, ou declarar suas qualidades, o importante é não aceitar o pensamento algoz, o contrarie sempre. Comece falando e em breve você estará no controle de sua mente.
Comece hoje a contrariar os seus pensamentos algozes. Mude já o seu padrão de pensamento.
E saiba que você não é vítima e nem algoz, você é você, um ser abençoado pelo Pai.
22 Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
23 a serdes renovados no vosso modo de raciocinar e
24 a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.
Efésios 4
2 ?Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus?.
Romanos 12