builderall

Aversão é um sentimento de repulsa, algo que afasta de alguém ou alguma coisa.

 

Vamos falar sobre aversão a perdas. Em finanças comportamentais, dizemos que uma pessoa tem aversão a perdas quando esta apresenta viés comportamental em dar mais importância as perdas do que aos ganhos.

Neste caso, o investidor insiste em manter posições perdedoras e se desfaz das ganhadoras.

 

Por exemplo, um investidor possui aplicações em ações. Há em sua carteira ações que estão se valorizando e outras que estão apresentando desvalorização.
Considerando o perfil de aversão a perdas, este investidor tende a vender as ações que estão gerando lucro, e manter na carteira as que estão com prejuízo. Em ambas situações (vender ou reter), a atitude está alicerçada na aversão a perdas. O investidor, não quer perder o ganho da valorização das ações, portanto, as vende. E não querendo perder com a desvalorização das ações com prejuízo, as mantém esperando que elas revertam a curva de perda. 


Em muitos casos, as perdas só aumentam, pois as ações não revertem a queda. 
Sem falar que as ações que foram vendidas com ganho, normalmente, por estarem com tendência de alta, continuam se valorizando, e por já ter vendido, o investidor deixa de aumentar o seu lucro, com tal valorização.

 

Por que você acha que a Black Friday dá tanto resultado?
A pessoa olha o ?desconto? e como tem aversão a perdas, quer comprar o produto, mesmo que não esteja precisando. Já pensou precisar quando o preço subir? Não quer perder a oportunidade.

 

Retornando ao assunto sobre os investimentos em ações, o ideal é que você defina o seu percentual de perda aceitável, e acione a venda quando este percentual for atingido.

Exemplo: quando a ação cair 3% aciona o STOP LOSS, ou seja, a ordem de venda da ação, e realiza o prejuízo. Com isso, você libera os seus recursos para buscar, no mercado, melhores opções de retorno.

 

Para poder ganhar é preciso saber perder!

Assim é no mercado financeiro, idem na vida pessoal.


Muitas pessoas, tendo aversão a perdas, insistem na manutenção de suas "ações"(atitudes), que estão gerando perdas.
Quantas oportunidades de ganhos "vendidas" antes da hora, por conta do medo de perder?

 

Jesus, o Mestre, conhece muito bem este perfil. E, não poderia ser diferente, pois, Jesus conhece a todos.

 

[Mateus 16]
25 Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida. 
26 Pois que lucro terá uma pessoa se ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma? Ou, o que poderá dar o ser humano em troca da sua alma? 

 

O apóstolo Paulo entendeu muito bem esta observação de Cristo. Em sua carta aos Filipenses, Paulo declara "- porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro."[Filipenses 1:21]

 

A morte é a maior perda de um ser humano, e em situações de normalidade, ninguém quer morrer. Semana passada, tivemos um exemplo do que representa a morte, e o sentimento que causa. O apresentador Augusto Liberato, o GUGU, morreu de uma forma "boba". Um jovem de 60 anos, com sucesso, família, recursos financeiros, saúde, etc.


Portanto, podemos afirmar que ninguém quer realizar esta perda. E por termos aversão a perdas, e a esta especificamente, insistimos em manter em nossa carteira de investimento da vida "ações"(atitudes), que só geram perdas.

 

Deveria ser ao contrário, já que temos a VIDA como maior patrimônio, a qual queremos manter a todo o custo.

Mas, ao mesmo tempo não a temos, pois na verdade você não tem posse e nem direito sobre a vida, já que não tem poder sobre ela. Não pode comprá-la e muito menos vende-la. 

 

"O que poderá dar o ser humano em troca da sua alma?" Nada, absolutamente, nada!

 

Por conta de as pessoas quererem salvar a vida, a religião tomou posse da vida delas. Temos sacramentos, dogmas, Leis, etc., que insistem em manter sacrifícios que só geram perdas.

 
De tempos em tempos aparecem indicadores de reversão destas perdas, levando as pessoas a se manterem fiéis as suas "ações".

Já tivemos indulgências, temos os dízimos, entre tantos outros que poderíamos citar. 

 

Mas, como as pessoas têm aversão a perda de sua vida, insistem em mantê-la, enquanto Jesus diz, perca a sua vida.

Contudo, não é perder de qualquer jeito e sim por causa dele, [Mateus 16:25] pois assim você encontrará a verdadeira vida. E entenderá por que Paulo disse que para ele morrer era lucro.

 

A vida que você encontra em Jesus, é algo que já está a sua disposição.

 

[Efésios 2]
8 Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; 
9 não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo. 
10 Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje.

 

Percebe que não há investimento a ser feito? Jesus já pagou o preço! E por direito, você tem a verdadeira vida. Não precisa pagar nadinha. É sua, e ninguém pode te negar este direito.

A não ser você mesmo. Pois, conforme Aquele que conquistou a vida para você. A verdadeira vida, a vida eterna, alguém só a terá quando se desfizer das "ações" que estão acumulando perdas na vida terrena, caso contrário levará a falência, ao prejuízo eterno.

 

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. [Romanos 6:23]

 

Em Cristo só há ganho, e eterno. É tudo o que você quer e precisa. 

 

Dê um Stop Loss nas ?ações? (atitudes) que você tem. Aceite suas perdas, e adquira, gratuitamente, a vida eterna com Cristo.

Esta é a melhor ?ação? que você pode, hoje, realizar. 

 

 

Shalom, hoje e sempre pra você!