Na semana que passou, conversei com uma amiga via Whatsapp, aplicativo que atualmente, é o principal meio mundial de troca de mensagens, mas nem sempre foi assim.
Na conversa, fiquei sabendo que está à espera de Julieta, o que deve acontecer no final de fevereiro, início de março. E foi por conta da Julieta, que resolvi escrever este artigo, pois Julieta me fez lembrar do filme "Cartas para Julieta". Se ainda não assistiu, recomendo.
Sophie e Victor viajam à Verona palco da história Romeu e Julieta para uma pré lua-de-mel. Só que Victor está mais interessado em fazer contatos para seu futuro restaurante em Nova York, enquanto Sophie se distrai com um grupo de voluntárias que responde cartas endereçadas a Julieta, procurando conselhos amorosos. Enquanto ajuda as voluntárias, ela encontra uma carta escrita em 1957 de uma senhora chamada Claire. Sophie responde à carta. Claire acompanhada de seu neto Charlie vão à Itália e tentam encontrar Lorenzo, o verdadeiro amor de Claire. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartas_para_Julieta)
A carta de Claire, trazia uma mensagem que não era como as demais. E chamou muito a atenção de Sophie, tanto chamou, que a resposta foi especial, e esta também chamou a atenção de Claire.
Bom, eu não vou falar do filme, para saber toda a história você vai precisar assistir.
Eu quero falar sobre o poder de uma carta, ou melhor, da mensagem que esta carrega.
Uma carta é o meio de enviar uma mensagem a alguém.
Correspondência, mensagem escrita ou impressa, que se envia a alguém, a uma instituição ou a uma empresa, para comunicar alguma coisa.(https://www.dicio.com.br/carta/)
Carta é um meio de comunicação à distância, o qual foi muito utilizado, já que nem sempre tivemos telefone, e-mails, aplicativos. Antigamente, muito antigamente, nem escrita tínhamos.
O fato é que o ser humano sempre se comunicou, e a carta foi somente um dos meios.
Quantas cartas temos na Bíblia, não é mesmo? A Bíblia, por sinal, é uma grande carta escrita por Deus para demonstrar o seu amor por nós. O Apostolo Paulo, soube muito bem utilizar este meio, enviou mais de 10 (Romanos, Coríntios, Gálatas, etc).
Paulo, dirigiu suas cartas à época, porém a mensagem ainda pode ser lida e é orientação até os dias de hoje. Uma mensagem que não morre e não se apaga com o tempo. O que demonstra, não ser o meio o mais importante, e sim a mensagem transmitida.
Precisamos estar atentos as mensagens que queremos transmitir.
Como estamos nos comunicando?
Saiba que o corpo também transmite mensagens. Uma mensagem silenciosa, que são transmitidas por nossas expressões corporais.
E o silêncio então, é o campeão em transmitir mensagens. Há uma frase que diz,
"O silêncio vale mais que mil palavras".
É verdade que o silêncio, em muitos casos, é necessário e o melhor à fazer em determinados momentos. Mas, muito perigoso também, pois se vale por mil palavras, o receptor pode utilizá-las como bem entender para elaborar a mensagem.
Se você não diz, está dando o direito da suposição.
Jesus, para transmitir suas mensagens, não usou cartas e sim parábolas.
Na época, não existia Whatsapp, então, Ele seguia de cidade em cidade, ensinando e realizando milagres.
Estes acontecimentos eram "encaminhados" de boca em boca.
Uma das parábolas está em Mateus 13. Eu vou usá-la para ilustrar o poder de uma mensagem, que comparado a uma semente, dependendo da forma e o solo a ser lançada faz toda a diferença.
3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
9 Quem tem ouvidos, ouça.(Mateus 13)
Assim acontece com uma semente e também a uma mensagem.
Depende da forma que você lança uma mensagem, o solo, no caso o receptor pode não entender e será como os lugares pedregosos ou espinhosos.
Também, podemos comparar com aquelas pessoas que não estão dispostas a nos ouvir, são como sementes que caem no chão e as aves comem, tipo entra por um ouvido e sai pelo outro. Aí sim, neste caso, o silêncio é o ideal.
Muita atenção com WHATSAPP, quando você lança uma mensagem pelo aplicativo, por ela ser instantânea, a terra pode não estar preparada.
Na verdade, muitas vezes escrevemos de uma forma e a pessoa entende de outra, aí não germina. Pior ainda, pode causar efeito totalmente ao contrário.
Em alguns casos, somos nós que não sabemos nos comunicar.
Envolvidos emocionalmente, lançamos mensagens que imediatamente nos arrependemos. É certo que agora, podemos apagar tão logo enviamos, mas nem sempre dá tempo, e fica aparecendo que a mensagem foi apagada. Não sei o que é pior.
Antigamente, a carta você escrevia, rasgava, voltava a escrever. Em último caso, ainda podia correr aos correios e pegar a carta de volta.( rs,rs,rs )
Mas o certo é que podemos e devemos lançar a boa semente na boa terra.
A boa semente é saber transmitir a mensagem e também compreender e identificar o momento certo da transmissão.
Quando isto ocorre, o receptor se torna uma boa terra, e a colheita garantida.