Distração pode atrasar suas conquistas e sonhos, como pode destruir o que você já conquistou e proporcionar pesadelos.
Não sei se você conhece a história do povo babilônico. Um reino que foi muito rico e poderoso, mas caiu, foi vencido pelos medos e persas, liderados por Ciro - O grande.
A derrota daquele povo ocorreu por uma distração.
A Babilônia era muito fortificada, tinha um sistema de proteção praticamente invencível: gigantescas muralhas cercadas por fossos alimentados pelo rio Eufrates, que cortava a cidade. Mas, a invencibilidade foi superada, como já mencionei, por uma única distração.
No Cilindro de Ciro, o qual é um cilindro de barro, um tipo de diário. Foi descoberto em março de 1879 pelo arqueólogo britânico Hormuzd Rassam, em escavações na Mesopotâmia, descreve conquistas e decretos de Ciro, entre os quais a conquista da Babilônia em 539 a.C e a liberação dos povos que estavam sob o domínio babilônico, entre os quais os judeus. Ciro foi rei da Pérsia entre 559 e 530 a.C, sendo morto em batalha.
Estes feitos também se encontram narrados na Bíblia.
|
28 que diz acerca de Ciro: ?Ele é meu pastor, e realizará tudo o que me agrada; ele dirá acerca de Jerusalém: "Seja reconstruída", e do templo: "Sejam lançados os seus alicerces" ?. Isaías 44 1 "Assim diz o Senhor ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas: Isaías 45 |
A única diferença é que Isaías escreveu sobre Ciro, aproximadamente 150 anos antes do seu nascimento.
Tanto no Cilindro como na Bíblia, é narrado que a vitória diante da Babilônia foi tranquila e sem confronto.
Como um povo tão fortificado, rico, poderoso foi vencido sem dificuldades?
É claro que pelo poder de Deus, pois a Bíblia evidência que Deus deu a vitória a Ciro, com o objetivo de libertar o povo hebreu, mas usou da inteligência do exército persa e da distração babilônica.
A estratégia de Ciro era chegar à Babilônia pelo rio Eufrates, porém o rio era profundo, assim desviou o curso das águas, baixando-as, o que possibilitou aos soldados seguirem dentro do rio. ( informação que está nos livros de historiadores, entre os quais - Ancient World Leaders?Cyrus the Great (Líderes do Mundo Antigo: Ciro, o Grande).
Isaías mencionou algo a respeito.
|
26 que executa as palavras de seus servos e cumpre as predições de seus mensageiros, que diz acerca de Jerusalém: ?Ela será habitada?, e das cidades de Judá: ?Elas serão construídas?, e de suas ruínas: ?Eu as restaurarei?, 27 que diz às profundezas aquáticas: ?Sequem-se, e eu secarei seus regatos?, Isaías 44 |
Naquele dia, o povo babilônico estava em festa, inclusive o rei e toda a corte. No livro de Daniel encontramos o momento em que a Babilônia foi invadida.
|
1 Certa vez o rei Belsazar deu um grande banquete para mil dos seus nobres, e eles beberam muito vinho. 2 Enquanto Belsazar bebia vinho, deu ordens para trazerem as taças de ouro e de prata que o seu predecessor, Nabucodonosor, tinha tomado do templo de Jerusalém, para que o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas bebessem nessas taças. 5 Mas, de repente apareceram dedos de mão humana que começaram a escrever no reboco da parede, da parte mais iluminada do palácio real. O rei observou a mão enquanto ela escrevia. 6 Seu rosto ficou pálido, e ele ficou tão assustado que os seus joelhos batiam e as suas pernas vacilaram. Daniel 5 |
Diante da escrita, o rei sem entender, absolutamente nada, depois de chamar todos os adivinhos e místicos que estavam a serviço dele, e estes não conseguirem decifrar o que estava escrito, mandou chamar Daniel, homem de Deus, o qual transmitiu a todos o significado.
|
25 E as palavras que foram inscritas formam a seguinte frase em aramaico: MENÊ, MENÊ, TEKEL UPARSÍN. 26 E este é o significado dessas palavras: MENÊ, MENÊ: Deus avaliou e contou os dias do teu reinado e decretou o seu fim. 27 TEKEL: Foste pesado na balança e achado em falta. 28 UPARSÍN: Teu reino já foi dividido e entregue aos medos e persas. 30 E aconteceu que naquela mesma noite Belsazar, o rei dos babilônios, foi assassinado; 31 e Dariávesh, Dario, o imperador da nação Média, apoderou-se do reino de Belsazar, com a idade de sessenta e dois anos. Daniel 5 |
Para assassinarem o rei Belsazar e se apoderarem do seu reino, os medos e persas, além de chegarem até Babilônia, o que fizeram pelo leito do rio, tiveram que vencer as grandes muralhas que a protegia.
E como conseguiram esta façanha?
Por uma distração do inimigo.
Os soldados medos e persas, ao se aproximarem, perceberam uma porta aberta. Os soldados babilônicos se distraíram e não perceberam o perigo. E por esta distração foram vencidos, pois foram surpreendidos pelo exército liderado por Ciro.
E sem qualquer possibilidade de reação, Ciro os venceu sem dificuldades.
Jeremias, profetizou que seria assim.
|
30 Os valentes da Babilônia cessaram de pelejar, permaneceram nas fortalezas, desfaleceu-lhes os ânimos e as forças; Jeremias 51 |
Quando você se distrai, você não tem poder de reação.
A distração causa derrotas.
Pode ser uma derrota no sentido de atrasar suas conquistas, como pode ser uma distração que vai levá-lo a perder o que você já conquistou.
No livro Distracted: The Erosion of Attention and the Coming Dark Age (?Distraído: A erosão da atenção e a chegada da idade das trevas?) a autora, Maggie Jackson, menciona a tecnologia como o mal do século, uma distração que tem prejudicado a muita gente. Ela diz que a chave para eliminar a distração é a atenção.
Se você utiliza o Instagram, deve ter percebido que o próprio App, disponibiliza o tempo em que você está se distraindo com o uso diário do aplicativo, ou seja, o aplicativo chama sua atenção para o uso consciente.
A tecnologia é um exemplo de distração que é comum a muita gente. Mas há distrações que são individuais, portas abertas, as quais você precisa identificar, e usar a chave da atenção para fechá-las.
A grande e invencível Babilônia, perdeu tudo por uma porta aberta, fruto de uma distração. Todos estavam entretidos em uma festa. Fico pensando, se fosse nos dias de hoje, possivelmente, encontraríamos, vários posts, stories, quem sabe uma live daquele povo com a hashtag #pormaisdiasassim, obviamente, que antes de serem surpreendidos pelos medos e persas.
Esqueceram a chave da atenção e usaram a da distração.
Reflita, avalie e identifique as possíveis distrações em sua vida.
Estas distrações estão mantendo portas abertas, as quais deixam a sua vida vulnerável.
Você precisa fechá-las e mantê-las devidamente trancadas.
|
1 Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. 2 Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Hebreus 12 |
Não deixe que nada atrapalhe as suas conquistas, esteja atento, não se distraia!
A distração é sua inimiga prazerosa, ela te abraça e quando você menos espera, te apunhala pelas costas.
Shalom, hoje e sempre!