Outro dia estava me recordando da passagem da crucificação de Jesus e falei comigo mesmo
- Poxa que coisa boa. Dois ladrões e um se salvou. Cristo mesmo no seu último suspiro atingiu seu alvo. Um exemplo para nós, estarmos sempre performando independente das condições.
Já estava escrevendo algo a respeito, quando Deus me chamou a atenção para outro entendimento. Falou que aquele momento tem muitas interpretações, uma delas poderia até ser a que eu estava pensando, mas se eu queria escrever algo a respeito desta passagem, não deveria ser por esta linha de pensamento. Talvez outro dia. Hoje deveria ser relacionado a divisão.
Bom, não sabia por onde começar, mas se Deus que falar, Ele fala.
Você, provavelmente, conhece o momento da crucificação, inclusive, estamos perto da Páscoa, a qual celebramos porque Jesus foi crucificado, e ao terceiro dia ressuscitou.
Na crucificação, os dois ladrões, estavam um de cada lado de Cristo.
Assim como fisicamente, estavam de lados diferentes, repetiram espiritualmente. Cada qual escolheu um lado. Arrependido e Autossuficiente.
Naquele momento foi manifestado uma divisão, já que cada um escolheu um lado.
Hoje, cada vez mais, a divisão está presente na sociedade. E por falar em divisão a Palavra desta semana, também será dividida. Nesta primeira parte quero falar sobre divisão nas diversas áreas da nossa jornada. A divisão relacionada ao que ocorreu no Gólgota, com os ladrões, ficará para a segunda parte, na próxima semana, quando trataremos da escolha mais importante de sua vida. A decisão do lado que você está e quer ficar. Como aqueles ladrões fizeram.
Perceba, que hoje, a divisão está se proliferando, na politica, igreja, família, etc. Mas a maior delas acontece no nosso interior, na alma.
Pessoas que até escolheram estar do lado de Jesus, mas que não conseguem ter uma vida abundante. Talvez, por isso as divisões estejam se espalhando nos relacionamentos( stakeholders )
Pessoas que não se sentem parte do meio em que estão inseridas, pois se sentem excluídas, inferiores.
Tenha em mente que diferenças de ideias é produtivo, brainstorming é positivo, pois tem a finalidade de extrair o melhor de todos para todos. E caso a sua ideia não seja a melhor, usufrua da melhor, não importa que não foi a sua. Não se sinta menor, rejeitado. Não deixe sentimentos maléficos tomarem conta do seu ser. Não aceite pensamentos do tipo.
- Eu não sirvo para nada mesmo!
- A minha ideia era a melhor, me boicotaram!
- Já que não escolheram a mim, também, não vou ajudar!
- Eles vão ver só, vão se ferrar! Se depender de mim já deu errado.
Delete tais pensamentos, eles vão gerar sentimentos que geram divisão na sua alma. Ciúme, inveja, raiva, ódio. Isso detonará sua autoestima, autoconfiança.
Tudo começa no seu pensamento. Muitas vezes somos confrontados por nosso ego. Ele fica cutucando, tenta confundir a nossa mente, gera dúvidas. Dúvidas até certo ponto é bom. Em certas situações estar no estágio da dúvida, nos leva a buscar subsídios para uma boa decisão, mas esteja atento para não sair do estágio da dúvida para a divisão.
Veja como estamos na politica. Há, atualmente, uma divisão incontrolável no país.
A escolha de um candidato, não pode gerar divisão a ponto de gerar boicotes, sabotagens, etc. Uma tempestade de ideias seria excelente para o Brasil, mas quando há divisão não há ideias, e sim a ideia. Cada um defende a sua e ponto.
Os problemas são os mesmos, as pessoas são as mesmas, os partidos são os mesmos. Mas, devido somente ser possível eleger um presidente, e aí independente de quem quer que seja, há divisão.
Eu quero o meu candidato e ponto.
No caso das últimas eleições a divisão foi generalizada. Saiu da esfera ideológica partidária.
Voltando a você. Esteja atento até que ponto você está dividido no seu ser, na sua alma. E o que esta divisão tem lhe causado. Entenda que não estou falando de estar em dúvida de algo, e sim dividido.
Você precisa identificar até que ponto é dúvida e divisão.
Pensando na politica:
Dúvida é: Qual candidato votar. Qual é o melhor para o país.
Divisão é: Se o meu não ganhar, torço para o país se ferrar.
A questão da dúvida e divisão estão tão próximas que o próprio Jesus afirmou algo a respeito.
|
35 ?Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim os inimigos do homem serão os de sua própria casa? Mateus 10 |
E Jesus explica o porque da divisão.
|
37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim. 39 Quem encontra a sua vida a perderá. Mas quem perde a vida por minha causa a achará. 40 Quem vos recebe, a mim mesmo recebe; e quem recebe a minha pessoa, recebe aquele que me enviou. Mateus 10 |
Para muitos, pode parecer muito forte o que Jesus disse, mas na questão da salvação, não há como ficar em dúvida. Você precisa escolher um lado. Assim como aqueles ladrões na cruz escolheram.
Jesus reforçou esta questão de escolher um lado, independente, de quem ficará do outro lado.
|
47 Então alguém o avisou: ?Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam falar-te?. 48 Jesus, entretanto, respondeu ao que lhe trouxera a informação: ?Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?? 49 E, estendendo a mão na direção dos discípulos, afirmou: ?Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe?. Mateus 12 |
Isso não quer dizer que você deva abandonar, brigar, discutir, com os que escolherem o outro lado. No verso 38 de Mateus 10, Jesus diz sobre carregar a vossa cruz. Uma das situações, é saber conviver com harmonia com os que não souberam escolher o lado certo. O lado de JESUS. Esta dúvida você não deve ter. Se tiver busque esclarecer com o PAI.
Escolher um lado é tão importante, que na última semana, esta questão veio a tona, com a repercussão da visita do Presidente da República à Israel.
Quem conhece um pouco da história do povo hebreu, sabe que se trata do povo escolhido de Deus. E que a partir de Cristo os demais povos receberam o direito de se tornarem povo de Deus, ou melhor, se tornarem filhos de Deus.
Nós fomos adotados por intermédio de Jesus Cristo ( Efésios 1:5 ).
Olha a oportunidade, e o benefício de escolher o lado.
Voltando a repercussão. A Palestina e Israel, estão literalmente divididos por Jerusalém. Árabes e judeus querem transformar Jerusalém na capital da Palestina e de Israel, respectivamente. Esta situação teve o início do século 20, porém Jerusalém já foi palco de muita guerra. Segundo o site ?Moment Magazine?, ao longo da história Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes.
Em Salmos 83, o salmista narra o desejo dos inimigos de Israel.
|
4 Conjeturam: ?Vinde, exterminemo-los da face da terra; a fim de que não haja mais qualquer lembrança do nome de Israel!? |
E declara quem são os inimigos.
|
5 Eles deliberam de comum acordo, é contra ti que estabelecem conchavos: 6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos, 7 Gebal, Amom e Amaleque, a Filístia, com os habitantes de Tiro. 8 Até a Assíria juntou-se a eles, e emprestou sua força aos descendentes de Ló. |
Este salmo tem um caráter profético, já que na época em foi escrito havia certa tranquilidade entre os povos. Mas se considerarmos as diversas ocasiões em que o povo judeu ficou e está até os dias de hoje, jurado de extermínio, não há dúvidas a atualidade deste Salmo.
A questão, não é por uma Jerusalém territorial, e sim espiritual.
O interessante é que a briga entre tais povos começaram por divisão familiar.
Temos os amalequitas, descendentes de Esaú. ( irmão de Jacó ? filhos gêmeos de Isaque e Rebeca )
Temos os ismaelitas, descendentes de Ismael, que curiosamente teve 12 filhos, assim como as 12 tribos de Israel, que levam os nomes de 10 filhos de Jacó e de dois filhos de José(filho de Jacó). Ismael é filho de Abraão com Hagar e irmão de Isaque, este por parte de pai, já que Isaque é filho de Sara.
Isaque foi filho da promessa e Ismael do erro de Sara e Abraão. Cansados de esperar se cumprir a promessa do nascimento do filho, decidiram antecipar a promessa e assim Sara sugeriu que Abraão engravidasse Hagar sua escrava. Abraão concordou e assim nasceu Ismael.
Ao invés, de nascer o filho da promessa, nasceu o filho da escrava.
Cuidado em querer dar uma ?ajudinha? para antecipar a promessa. Antecipar resultados não funciona, você precisa caminhar o caminho, dar os passos no tempo certo, executar cada ação no ?time?. Nem antes e nem depois. E para isto você precisa estar inteiro e não dividido dentro do seu ser.
Por isso, você entender o que está dividindo a sua alma, o seu ser é vital para que a sua jornada seja vitoriosa. Sara estava dividida, pois por ser estéril e a idade avançando, ela tinha certeza que não poderia ter filhos, tanto que em Gênesis 16:2 Ela afirma que o Senhor não permitiu a ela gerar filhos.
Por que eu digo que ela estava dividida? Porque não foi de imediato que Sara decidiu por oferecer Hagar a Abraão, se passaram 10 anos em que estavam em Canaã, para então Sara tomar Hagar e levá-la à Abraão. Sara não acreditava que a sua situação poderia ser revertida. Ela até riu quando ouviu que seria mãe. Não tinha dúvidas quanto a isto.
Ela por 10 anos ficou martelando esta ajudinha, mas não se decidia em fazer a escolha, estava dividida. Era algo difícil, oferecer outra mulher ao marido para que esta fosse a mãe dos seus filhos.
E a sua decisão, tem consequências até os dias de hoje. Mas sobre isto vamos falar na próxima semana.
Por ora, quero que você reflita bem e busque entender o que está dividindo o seu ser.
Conhece a famosa frase famosa por Hamlet ? "Ser ou não ser, eis a questão"
Sabe aquelas frases que você se acostumou a dizer para você, e que tem prejudicado os seus resultados?
Aquelas indecisões. Horas você se motiva, se alegra, outras você acaba consigo mesmo, pronunciando palavras e pensando coisas negativas ao seu respeito?
Tudo isto causa divisão no seu ser.
Você, certas horas está do seu lado, acredita em você, confia no seu ?taco?, mas isso não é constante. Nem sempre você está do seu lado.
Você precisa acabar com esta divisão interior. Saiba que você é a única pessoa que pode mudar isto.
Acredite no seu potencial, se for preciso ajuste a rota, dê passos curtos, mas não pare de prosseguir na sua jornada, escolha estar do seu lado.
Não ofereça a sua promessa para Hagar. É sua a promessa, vai acontecer. É só você não desistir e escolher o lado certo.
Shalom, hoje e sempre!
continua