O que há em comum no final de cada ano?
A maioria das pessoas estabelecem metas para o ano seguinte.
Nada de errado, mas não precisamos esperar cada final de ano para estabelecermos objetivos, podemos e devemos estar atentos a cada momento, pois cada momento é um novo ciclo, o qual não começa, obrigatoriamente, no início de cada ano.
Mais que estabelecer objetivos, precisamos planejar a execução, pois muitos deixam de realizar por negligenciar esta importante etapa.
Esta semana eu vou disponibilizar um material conhecido como ROADMAP, o qual em
tradução literal é um MAPA DA ESTRADA e é também conhecido por ROTA DE AÇÃO. Vamos usar como MAPA DA JORNADA.
Independente do nome, o ROADMAP é um roteiro detalhado a ser seguido.
É como informar o destino a um app de mapas. O app traça a melhor rota, informa o tempo de duração e lá vamos nós. Será que é só isto ? Informar o destino e lá vamos nós?
Daqui a pouco eu respondo.
Um episódio muito conhecido na Bíblia é a conquista da terra prometida pelos hebreus. Foi tema de vários filmes.
Algo interessante é que para cumprir a Jornada, os hebreus precisariam de 11 dias, jornada desde a saída do Egito até a terra prometida, porém demoraram muitos anos, 40 anos.
2 (Do monte Sinai até a cidade de Cades-Barneia são onze dias de viagem, pelo caminho que atravessa a região montanhosa de Edom.)
3 Já fazia quarenta anos que o povo de Israel tinha saído do Egito,
( Deuteronômio 1 )
35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.
( Êxodo 16 )
Você não quer que a sua Jornada demore mais tempo que o necessário, não é mesmo?
O MAPA DA JORNADA, irá ajudá-lo no planejamento.
Estabelecer todas ações com os devidos prazos de execução é primordial para que você chegue ao seu destino no tempo certo.
Quando iniciamos nossa jornada até chegarmos ao destino desejado, há alguns fatores que precisamos estar atentos. Pessoas, recursos financeiros e alguns imprevistos participam da jornada.
Assim, se faz necessário identificar as pessoas, por que não dizer os Stakeholders, bem como os recursos financeiros que precisaremos para a conclusão da jornada.
Estes itens podem e devem ser previstos, para que então o fator surpresa esteja somente relacionado aos imprevistos ( eles normalmente acontecem ).
No caso dos hebreus, Moisés enviou 12 espias para que fizessem um reconhecimento da área que deveriam conquistar. E foi ai que tudo começou a dar errado.
Para um melhor entendimento, vamos recorrer aos trechos bíblicos.
Espiões são enviados
1 E o Senhor disse a Moisés: "
2 Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados".
3 Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas.
(Números 13)
Moisés faz um pequeno roteiro, um roadmap
17 Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: "Subam pelo Neguebe e prossigam até a região montanhosa.
18 Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos;
19 se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas;
20 se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos! Tragam alguns frutos da terra". Era a época do início da colheita das uvas.
(Números 13)
Espias seguem o roadmap e retornam
21 Eles subiram e observaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, na direção de Lebo-Hamate.
22 Subiram do Neguebe e chegaram a Hebrom, onde viviam Aimã, Sesai e Talmai, descendentes de Enaque. ( Hebrom havia sido construída sete anos antes de Zoã, no Egito. )
23 Quando chegaram ao vale de Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos.
24 Aquele lugar foi chamado vale de Escol por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali.
25 Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra.
(Números 13)
Apresentação do relatório
26 Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra.
27 E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.
28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque.
29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".
30 Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "
31 Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".
32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.
33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles".
(Números 13)
Releia o trecho 32, "E espalharam entre os israelitas um relatório negativo".
Se você prosseguir lendo os capítulos seguintes, vai ler que dos 12 espias, somente Calebe e Josué foram a favor da conquista, os demais foram contrários e motivaram o povo a desistir. E o negativismo tomou conta daquele povo, e o resultado não poderia ser outro, 40 anos de atraso.
Quando você estiver preparando o seu MAPA DA JORNADA, esteja atento. Saiba que a maioria não vai te motivar.
Cuidado com você, isto mesmo, com você. Escolha ser um Josué. Acredite na realização. Acredite em você. Cuidado com o negativismo, tanto na preparação como na execução do seu roadmap.
O MAPA DA JORNADA é importantíssimo para te guiar, mas é um roteiro. É um coadjuvante. O personagem principal é você. Naquele momento o povo hebreu já era um povo livre. Mas liberdade sem conquista é nada.
Deus tinha o melhor para aquele povo. Liberdade e a conquista da terra prometida, ou seja, cumprir o que prometeu. Conquistar a terra que mana leite e mel, Canaã.
Assim é com você. Deus tem o melhor. Saiba usar a sua liberdade, o seu livre arbrítrio.
Lembra do trecho em que fiz uma pergunta?
?É como informar o destino a um app de mapas. O app traça a melhor rota, informa o tempo de duração e lá vamos nós. Será que é só isto ? Informar o destino e lá vamos nós??
A resposta é simples. Não.
Não é só embalar o vamos lá. Muito cuidado com os embalos de sábado a noite. Pra falar a verdade, nos embalos de qualquer dia da semana.
No caso de uma viagem, você precisa verificar se o combustível é suficiente, aonde e quando parar para abastecer, para se alimentar, dormir, etc.
O tempo de chegada está previsto em 4 horas? Previsto, não é certo. Pode furar um pneu, pode ocorrer algum acidente no percurso, enfim, imprevistos que podem atrasar a chegada. E devemos estar cientes que eles acontecem.
Nem sempre estamos preparados para os imprevistos. No caso do pneu furado, ter um estepe ajudará muito.
O importante é estarmos cientes que imprevistos acontecem e que isto não significa algo de errado conosco, não vamos perder tempo achando que somos azarados, amaldiçoados, ou coisas do gênero.
Você precisa entender que não é vítima. Vitimizar-se impede suas realizações.
Adversidades fazem parte da jornada. Jesus alertou que teríamos dificuldades.
22 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
( João 16 )
Não pare, a liberdade já foi ganha por Cristo Jesus. Agora depende de você. Jesus está contigo, assim como Deus estava com o povo hebreu.
A diferença é acreditar, ter fé e obras.
Você é que dá a resposta final.
Sou livre para viver no deserto, ou para viver na terra prometida?
Você é o piloto de sua vida, precisa saber o momento de acelerar e frear.
Atenção as crenças que podem estar te limitando, possíveis valores desacerbados, o seu ponto cego, enfim, qualquer coisa que esteja impedindo sua conquista.
Acredite no seu potencial, você pode, você consegue!
Se for só o ROADMAP que lhe falte, então esteja pronto. O link abaixo vai te auxiliar.
Clique AQUI e pegue o seu ROADMAP.