A lei da força da gravidade, dentre tantas outras coisas, já é suficiente para entendermos que para criar forças diferenciadas no Universo, só pode ser creditada a um ser excepcionalmente Único, o qual não há outra forma de nominá-lo, senão DEUS.
Você pode até não concordar comigo, mas, combinemos, são detalhes os quais são responsáveis por manter a Terra, os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas (caso contrário, tudo se chocaria), pela formação das marés, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação, dentre outros fenômenos no planeta Terra e em todo o Universo. [https://www.estudokids.com.br/gravidade/]
A gravidade está relacionada com o peso o qual é uma força, medida em Newton (N), e a massa de um corpo a qual é a quantidade de matéria nele contida, medida em Quilograma (KG).
Apesar destas informações recebidas no colégio, confundimos os conceitos de massa e peso.
Quando vamos nos pesar, dizemos que o nosso peso é X quilos, quando na verdade o nosso peso é X quilogramas força, ou peso X newtons(N).
Para você ter uma ideia, uma pessoa que ao se pesar diz que pesa 80 quilos, ela deveria dizer que pesa 80 quilogramas força, ou 800 newtons (800 N).
Detalhes que passam desapercebidos, e talvez você diga:
- Que diferença isso faz!? No final o peso é mesmo! Nem mais, nem menos!
Verdade. Concordo com você. No final a dieta deverá ser a mesma!
E, caso as balanças apresentassem a medida em newton e não em massa, nós falaríamos o peso em newton, tudo é questão de hábito, do que nós aprendemos a vivenciar, e não o que nos ensinaram na escola.
Quantas vezes, no tempo da escola, resmungamos ao professor, o porquê de aprender isto, aquilo? Onde vamos usar isto, professor?
Vou aproveitar e dar uma dica para você pesar menos. Vá morar na Lua! Lá o seu peso será 1 sexto do que pesa por aqui. É que a gravidade da Lua é de 1,6 m/s2, enquanto na Terra é 9,80665 m/s2.
Brincadeira, tá? Só pra relaxar um pouco.
A verdade é uma só, pelo menos na minha visão, é que deixamos nos acostumarem com o peso medido em quilo, e é por isso que ele pesa tanto em nossas costas.
Falo agora no sentido figurado da palavra "peso". Daquilo que incomoda, preocupa, abate, oprime, ou seja, tudo que gera uma sensação de estarmos carregando um peso.
Na física, se você não identificar Massa em kg e Peso em Newton, vai ser reprovado.
Na vida como ela é, o que de fato importa é você identificar o porquê do peso, e como poderá aliviar a carga que você está carregando, caso contrário você viverá derrotado, como alguém que é reprovado no colégio. Apesar do tempo passar, você continua sempre no mesmo ciclo.
O Apostolo Paulo em sua carta aos Hebreus no capítulo 12, alerta que devemos nos livrar de todo peso, pois, quando estamos carregando pesos, a tendência é cansarmos rápido, parar a toda hora para tomar um fôlego, e seguir cambaleando. Vejamos o versículo 1 de Hebreus 12.
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
Algumas versões dizem: "livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve".
O peso que você carrega, está te atrasando, atrapalhando a sua jornada. Com este peso, você não vai conseguir correr. Caminhar já está cansativo a você. O tempo está passando e você não passa de ?ano?.
Por que você não deixa este peso, e segue aliviado rumo ao que você tanto quer?
Quantas pessoas, carregando o peso da traição, do ódio, da decepção? Do medo, da insegurança, da solidão?
Será que Aquele que teve um cuidado com a força da gravidade, que teve o cuidado de "pensar" nos mínimos detalhes, não está atento a gravidade da sua situação?
Jesus afirmou que todos aqueles que estão sobrecarregados, e vierem a Ele, receberá alívio. Todos, portanto isso incluí você!
Está cansado e sobrecarregado, vá até Cristo e receba o alívio que você tanto procura.
Você foi condicionado a declarar o seu peso em quilos, e como já dissemos, e com certeza concordamos, não faz diferença em dizer 80 kg ou 800 newtons, pois, se você estiver fora da condição física ideal, a dieta será a mesma, já que o que importa é a massa. E você já sabe o seu peso, ou seria a massa?
Bem, o certo, é que você só sabe que precisa de uma dieta porque procurou identificar com quantos newtons você está.
Você já leu/ouviu a respeito de Jó?
Aquele que está na boca das pessoas, quando estas invocam a paciência! Ter a paciência de Jó!
A Escritura traz um livro inteiro com a jornada do paciente Jó. Quero falar com você, de um momento específico, o qual está no capítulo 31.
Neste capítulo, ele faz um exame de consciência. E no versículo 6, Jó sugere que Deus o pese.
[Jó 31]
6 Deus me pese em balanças fiéis e bem equilibradas e concluirá que nada devo.
Ele não estava falando da massa do seu corpo e sim do peso, o invisível, que pudesse estar carregando em sua vida. E ser este o causador de tanto sofrimento, que o acompanhava em sua jornada.
O livro de Jó é um aprendizado para nós, mas por hora, como já disse, vamos nos concentrar no capítulo 31, e em especial aos versos a seguir. Acompanhe.
[Jó 31]
5 Se tenho agido com alguma falsidade, e se os meus pés têm se apressado a enganar,
6 Deus me pese em balanças fiéis e bem equilibradas e concluirá que nada devo.
7 Se tenho desviado os meus passos do caminho, e se o meu coração tem seguido os meus olhos, e se as minhas mãos estão manchadas de culpa;
8 então que outros comam o que semeei, e que minhas plantações sejam arrancadas pelas raízes.
9 Se o meu coração se deixou apaixonar por outra mulher, ou se fiquei à espreita na porta do meu próximo,
Fiquemos até este trecho.
Como mencionei, anteriormente, Jó fazia um exame de consciência. E olhe que interessante. Ele utiliza a linguagem figurada, usa o corpo, o mesmo que nós "pesamos" na balança, para conhecer a nossa massa, e conhecer quanto quilinhos estamos "pesando".
Jó, queria pesar na balança, a sua jornada. Citou os seus pés [5], o coração, os olhos, as mãos [7], ou seja, Jó queria colocar tudo na balança, e saber o que de fato estava acontecendo.
Se dias antes ele estava com o peso ideal, já que tinha tudo o que precisava, ou melhor, muito mais do que precisava, agora ele estava obeso.
O salmista, também pediu algo semelhante ao Senhor. Ele não usou o termo pesar, e sim sondar, provar.
[Salmo 139]
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Percebe como é importante refletirmos sobre o que, de fato, nós estamos carregamos?
Por hora, vamos deixar Jó de lado, e nos concentramos em você.
Quero oferecer um tempo para você fazer um exame de consciência.
Uma semana!
Uma semana está bom para você?
Então, semana que vem voltamos a nos encontrar.
Shalom, hoje e sempre pra você!