builderall

Chegamos a época da Páscoa no Brasil, em vários outros países, e principalmente, para o povo judeu, o qual foi o primeiro povo a celebrá-la.

A Páscoa judaica, conhecida pelos judeus como Pessah( do hebraico ??? ), significa ?passar por cima? ou também ?passar por alto?, ou ainda ?passagem?, tem o propósito de relembrar a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3500 anos.

A primeira celebração antecedeu a execução da décima praga, na qual o anjo da morte desceu ao Egito e matou todos os primogênitos daquela terra. O anjo da morte só não passou pelas casas daqueles que haviam seguido as ordens de Deus realizando a festa, conforme havia sido ordenada, e passando o sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas.

Após a décima praga, os hebreus foram libertos da escravidão, e seguiram rumo a terra prometida.

 

21 Moisés convocou, pois, todos os anciãos, autoridades de Israel e orientou-os: ?Ide, escolhei um cordeiro ou um cabrito do rebanho, segundo as vossas famílias, e imolai para celebrar o Pessah, a Páscoa.

27 ensinareis: ?É o sacrifício de Pessah, Páscoa ao SENHOR, que passou sobre as casas dos filhos de Israel no Egito e poupou nossas famílias quando matou todos os primogênitos dos egípcios!? Então, o povo prostrou-se em adoração a Deus, Yahweh.

Êxodo 12

 

Esse ano, a festa judaica começa a partir do início da noite de sexta-feira, 19 de abril até o início da noite de sábado, 27 de abril.

 

Desde a primeira páscoa a orientação de Deus era para que anualmente a celebração fosse realizada, afim que todas as gerações tivessem conhecimento que Deus foi o grande libertador do povo até então escravos no Egito.

 

O livro de Números, no capítulo 9, registra a segunda celebração da Páscoa. Momento em que o povo já estava liberto.

 

1 No primeiro mês do segundo ano depois da libertação do povo de Israel do Egito, Yahweh falou a Moisés no deserto do Sinai. E Ele disse:

2 ?Celebrem os filhos de Israel a Páscoa, no tempo determinado.

3 No dia catorze deste mês, no crepúsculo, a celebrareis, sempre na ocasião própria. Celebrá-la-eis de acordo com todos os estatutos e normas a ela referentes!?

 

A orientação é para que anualmente a celebração ocorresse e de acordo com as normas relacionadas a esta celebração, porém com o tempo o povo judeu deixou de celebrar, ou celebravam de qualquer jeito, sem reverência

Muitos anos se passaram e na época do rei Josias ( entre 640 a.C. e 609 a.C ), o povo estava totalmente negligente em relação a Deus.

 

É o que vemos hoje, a Páscoa totalmente sendo negligenciada, pois a celebração não passa de um verdadeiro comércio.

Chocolate é o centro da Páscoa, no Brasil, França, Alemanha, Suíça, entre tantos outros lugares.

 

Na época do rei Josias, foi encontrado o Livro da Torá, onde continha registros relacionados a Páscoa.

 

14 Enquanto distribuíam o dinheiro que se havia trazido como oferta à Casa de Yahweh, o SENHOR, o sacerdote Hilquias, encontrou o Livro da Torá, Lei do SENHOR, dada por intermédio de Moisés.

15 Então Hilquias comunicou ao secretário Safã: ?Achei o Livro da Torá, Lei na Casa de Yahweh, o SENHOR!? E entregou o Livro nas mãos de Safã.

II Crônicas 34

 

A partir da leitura do Livro, o rei Josias tomou conhecimento, dentre outras coisas, da correta forma de celebração da Páscoa, e não teve dúvidas em convocar o povo a cumprir a orientação de Yahweh.

 

 

18 A Páscoa não havia sido celebrada dessa maneira em Israel desde os dias do profeta Samuel e nenhum dos reis de Israel havia organizado uma Páscoa como esta, como fez o rei Josias, com os sacerdotes, os levitas e a cooperação de todo Judá e Israel que ali se reuniram com os habitantes de Jerusalém.

19 Esta grande celebração da Páscoa foi realizada no décimo oitavo ano do reinado de Josias.

II Crônicas 35

 

Queridos, eu não quero que você seja religioso a ponto de não presentear os seus amigos e familiares com chocolates( não esqueça do meu, heinn, zero açúcar ), mas não podemos esquecer de ensinar às gerações que o Pessah é a passagem da escravidão para a libertação. É o único propósito.

 

E hoje, não somente pela libertação do povo hebreu da mão de Faraó, mas, principalmente, pela liberdade que Cristo conquistou para os judeus e não judeus.

Ele conquistou para toda a humanidade.

 

Nos evangelhos, você lê que Jesus, antes da sua crucificação e posterior ressurreição, celebrou com os seus discípulos a sua última Páscoa.

 

14 Quando chegou o momento, Jesus e os seus discípulos se reclinaram à mesa.

15 Então, Ele lhes revelou: ?Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes da hora do meu sofrimento!

16 Pois vos afirmo que não a comerei novamente até que ela se cumpra no Reino de Deus.

17 E, havendo pegado um cálice, Ele deu graças e ordenou: Tomai do cálice e partilhai entre vós;

18 pois vos declaro que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus?.

19 E, tomando um pão, havendo dado graças, o partiu e o serviu aos discípulos, recomendando: ?Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim?.

20 Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: ?Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício.

 

Se você continuar lendo os versículos seguintes, vai ver que neste mesmo dia, Jesus falou que seria traído.

Jesus, também presenciou uma discussão entre os discípulos acerca de qual deles deveria ser considerado o mais importante, e ainda falou a Pedro que ele, Pedro, o trairia, negando-o por 3 vezes em pouco intervalo de tempo.

 

Jesus sabia muito bem, qual era o perfil da humanidade a qual estava prestes a libertar. Eram escravos da cobiça, da vaidade, do medo, etc.

 

Jesus participou de sua última páscoa, para que nós pudéssemos celebrar várias, e participar do seu sangue e do seu corpo, fazendo-o em memória do nosso Salvador e Libertador. Paulo, aos coríntios, relembra a orientação de Jesus.

 

?E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim? (1Coríntios 11:24-25, 30).

 

Qual foi a última vez que você celebrou a santa ceia do Senhor?

 

Nesta Pessah, esteja à vontade para presentear com chocolates, mas CELEBRE Jesus Cristo, reconhecendo-o como o seu libertador.

 

E até que Ele volte, não deixe de fazer o que Ele pediu.

Celebrar a santa ceia em sua memória, não só na Páscoa, mas habitualmente.

 

Jesus está preparando a grande ceia nos céus, em breve cearemos com Ele.

 

Shalom, hoje e sempre!