Freud, até que tentou criar a teoria da sedução. Em termos gerais ele afirmava que toda neurose surgiria a partir de um trauma psicológico na infância. Ele acabou por abandonar esta teoria, pois percebeu que nem todas as crises histéricas eram provenientes de trauma infantil.
Quando falamos em sedução, normalmente, as pessoas são induzidas a sexualidade, inclusive, em 1940, o código penal brasileiro no art. 217, tipificou como crime da sedução, ?seduzir mulher virgem, menor de dezoito anos e maior de catorze, e ter com ela conjunção carnal, aproveitando-se de sua inexperiência ou justificável confiança?. O artigo foi revogado pela Lei n. 11.106, de 28.03.2005.
Como vimos, até mesmo a lei, indica sedução como prática sexual, porém, é muito mais do que algo que envolva sexo.
Sedução é um conjunto de qualidades e características que despertam simpatia, desejo, amor, interesse etc. É a capacidade ou processo de persuadir ou perverter. E tem como sinônimos fascínio, encantamento, atração.
A sedução muitas vezes, é entendida como algo negativo, mas a arte de seduzir e se deixar ser seduzido, também tem o seu lado sadio, positivo.
Como falamos anteriormente é a mente do ser humano que é induzida, já que afirmações como:
- Ela(e) foi seduzida(o) por ele(a)!
- Fomos persuadidos(seduzidos) a responder "sim"!
- Os amigos pervertam(seduziram) Fulano!
Tais afirmações acabam por rotular o termo sedução. Rótulo é um veneno, já falamos sobre isto na Palavra da Semana - Rótulo (visite o site e confira).
As afirmações acima, também, têm o objetivo de demonstrar que sedução não é restrito a sexualidade.
Pensando na sedução como um agente no todo, trago dois enredos da vida do povo de Israel. Lembrando que a sedução é um processo que envolve duas, ou mais partes que ocasionarão respostas comportamentais e emocionais.
Vamos aos textos bíblicos.
[Êxodo 32]
1 Quando o povo de Israel percebeu que Moisés tardava muito a voltar do alto do monte, juntou-se ao redor de Arão e exigiu-lhe: ?Vamos, faze-nos deuses que vão à nossa frente, porque a esse Moisés, a esse homem que nos fez subir da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu!?
2 Arão consentiu e orientou-os: ?Tirai os brincos de ouro das orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e filhas, e trazei-nos!?
3 Então todo o povo tirou das orelhas os brincos e os entregaram a Arão.
4 Este, recebendo-os das suas mãos, os fez fundir em um molde e fabricou com esse ouro derretido uma estátua em forma de bezerro. Então o povo exclamou: ?Esta é a figura dos nossos deuses, ó Israel, que vos tiraram da terra do Egito!?
5 Diante dessa manifestação do povo, Arão construiu um altar diante do bezerro de ouro e fez esta proclamação: ?Amanhã será um dia de festa dedicada ao SENHOR!?
6 No dia seguinte, todo o povo se levantou bem cedo; ofereceram holocaustos e trouxeram sacrifícios de comunhão.
[Juízes 8]
22 Então, os israelitas rogaram a Gideão: ?Reina sobre nós, tu, o teu filho e o teu neto, porque nos tiraste das mãos de Midiã!?
23 Gideão, contudo, lhes esclareceu: ?Não serei eu quem governará sobre vós, tampouco meu filho, porque é Yahweh quem reinará sobre as vossas vidas!?
24 Disse mais Gideão: ?Permite, entretanto, que vos faça um pedido: que cada um de vós me dê um dos brincos que cada um de vós tiraste dos vencidos. Os ismaelitas, parentes dos midianitas, costumavam usar argolas de ouro nas orelhas ou nariz porquanto eram nômades do deserto.
25 Replicaram eles: de bom grado os daremos. E estenderam uma capa, e cada um deles depositou ali um brinco do total do seu despojo pessoal de guerra.
26 E o peso dos brincos de ouro que ele recebera chegou a vinte quilos e meio, sem contar os enfeites, os anéis, pendentes e as roupas de púrpura que os reis de Midiã usavam e os colares e enfeites reais que adornavam seus camelos.
27 Gideão usou o ouro para confeccionar um efod, manto sacerdotal, que colocou em sua cidade, Ofra. Entretanto, todo o povo de Israel passou a idolatrar este objeto, vindo a se prostituir em relação a Deus; o que se transformou numa armadilha para Gideão e toda a sua família.
Nos dois enredos, temos em comum:
- Um povo (Israel);
- Um líder em cada época (Arão (que substituía Moises em suas ausências) e Gideão);
- Brincos de ouro;
- Um deus de ouro em cada época (bezerro e efod (manto sacerdotal);
- Sedução.
Se a sedução envolve duas ou mais pessoas, há quem seduz e quem é seduzido.
Pense e me responda.
Nos enredos que lemos. Quem é quem?
O povo foi o sedutor. O líder seduzido. Arão e Gideão foram as vítimas.
[Provérbios 7]
11 Ela é sedutora e espalhafatosa, seus pés não suportam ficar em casa;
12 um momento na rua, outro nas praças, em cada esquina se detém à espreita de sua vítima.
21 Assim, com a sedução ardilosa das suas muitas palavras e gestos, persuadiu-o, com a lisonja e volúpia dos seus lábios, o arrastou.
O povo arrastou Arão e Gideão. Eles foram persuadidos. Mas isso não significa que são inocentes. Independentemente do papel desempenhado, todos são partes da sedução e tem responsabilidades.
A sedução abre buracos na sua jornada, cada vez que entra em cena, traz prejuízos e não atinge o resultado que lhe foi ofertado. No final, não há êxito.
[Jeremias 2]
13 ?O meu povo cometeu dois crimes: Eles me abandonaram, a mim, a própria Fonte de Água Viva; e tentaram cavar as suas próprias cisternas, poços rachados que não conseguem reter a água.
A sedução, sempre vai pedir a você, algo valioso. É uma troca!
Você ganha algo, mas precisa dar algo, mas, está longe de ser um ganha-ganha.
O povo pediu algo, e como troca tiveram que dar ouro.
Tem algo mais valioso que o ouro? É uma "moeda" universal. Quando há crises mundiais, os investidores correm para o ouro.
Percebe que a sedução é algo que exige muito de você?
O que você tem de mais valioso que a sedução está te pedindo?
Talvez, você mesmo esteja pedindo. Você pode ser o sedutor! Mas, seja qual for o seu papel, no final você sairá perdendo.
Você terá que abrir mão de algo valioso, por algo que ninguém pode te dar.
O povo queria um deus, sendo que eles tinham o único Deus.
Para ter um deus, precisaram dar o que tinham de mais valioso, o que na verdade não eram os brincos de ouro. Eles estavam se desfazendo, da presença do Deus Altíssimo, o Único Imortal, Invisível eu sei, mas Ele é real.
Você pode estar se perguntando.
No início desta mensagem, foi escrito que a sedução não é somente negativa, ruim. Se é assim, quando a sedução é positiva, boa?
É fácil identificar.
A sedução boa, não te pede nada valioso, ela só dá, afinal, dar é melhor que receber!
Deus nos seduziu, dando Jesus Cristo.
Os religiosos vão te dizer que Ele pede algo sim, mas o que pode ser mais valioso do que você receber a vida eterna?
Se descobrir, me avise!
Shalom, hoje e sempre!